Para quem mora em apartamento, é muito comum que falte espaço para colocar as roupas para secar. Nessas horas, o varal de teto pode ser uma ótima solução, já que ele ocupa menos espaço que os modelos de chão. Isso porque ele fica pendurado próximo ao teto, deixando mais área livre para ser usada para outras finalidades, mesmo em ambientes pequenos. Se você quer instalar um varal de teto na sua área de serviço, mas não sabe como fazer, a Paloma Cipriano ensina um passo a passo super simples. Vem conferir!

Para isso você vai precisar de:

1) 1 varal de teto
2) 1 corda para varal
3) furadeira
4) 7 buchas
5) 2 polias duplas e 4 polias simples
6) 1 gancho

1# Faça as marcações no teto e na parede

Varal de teto: como instalar em casa com um passo a passo de Paloma Cipriano

Antes de começar a instalação, é muito importante usar um lápis para fazer as marcações dos locais que deverão ser furados no teto e na parede. Para isso, utilize as furações ou abraçadeiras do modelo de varal escolhido para a sua casa. Marque, também, o ponto central do varal, já que ele servirá de referência para a estrutura de cordas que será fixada na parede. Além disso, não se esqueça de deixar pelo menos 20 centímetros de distância entre o varal e a parede mais próxima. Para a colocação do gancho embaixo, marque a parede a 1,5m de altura, na mesma reta do ponto central marcado no teto.

2# Faça os furos com ajuda de uma furadeira

Varal de teto: como instalar em casa com um passo a passo de Paloma Cipriano

Depois de fazer as marcações, é só utilizar a furadeira. Você deve fazer quatro furos no teto - em cada marca da furação ou abraçadeira do varal - e três na parede. Não esqueça que a marcação do ponto central deve ser usada apenas como referência. Depois de fazer toda a furação, coloque uma bucha em cada um dos furos. Elas ajudarão na fixação do gancho e das polias e evitarão danos à parede. Depois, é só fazer a colocação das polias: serão quatro simples no teto e duas duplas na parte mais alta da parede. Já o gancho, você coloca na parte mais baixa da parede.

3# Coloque a corda para a sustentação do varal

Varal de teto: como instalar em casa com um passo a passo de Paloma Cipriano

Comece cortando a corda em duas partes iguais e queime todas as pontas com um isqueiro, para facilitar a colocação. Passe uma das cordas pelo primeiro buraco do varal e faça um nó bem firme. Depois, passe a corda pela primeira polia do teto, pela primeira polia da parede e pelo gancho. Leve de volta, passando pela primeira polia da parede, pela segunda polia do teto e prenda no segundo furo do varal, dando outro nó. Em seguida, faça o mesmo com a segunda corda no outro lado do varal, passando pelas polias de teto, de parede e prendendo no gancho.

4# Nivele o varal em relação ao teto

Varal de teto: como instalar em casa com um passo a passo de Paloma Cipriano

Em seguida, puxe as duas cordas para nivelar o varal, deixando-o paralelo ao teto. Quando estiver nivelado, puxe as cordas até deixar uma distância de 10 centímetros entre o varal e o teto e faça um nó na altura do gancho da parede. Depois, desça o varal até a altura adequada para estender suas roupas e faça outro nó na altura do gancho. Agora, seu varal de teto está instalado e pronto para ser usado!