A escolha do revestimento para banheiro em uma reforma ou construção deve ser feita com calma, uma vez que essas peças vão ditar o resto do projeto de decoração do ambiente. Primeiro é essencial que os modelos colocados no chão e nas paredes combinem entre si. Depois, você deve se certificar de que eles são resistentes à água, já que o banheiro é um cômodo que fica constantemente úmido e, no caso dos revestimentos para chão, também é bom que eles não sejam extremamente escorregadios. Para te ajudar no momento da escolha, o Casa de Verdade reuniu informações sobre os principais tipos de revestimento para banheiro aqui embaixo. Confira!

1# Pastilhas

Revestimento para banheiro: opções que você pode molhar e se adaptam ao ambiente

Usar diferentes tipos de pastilhas como revestimento para banheiro já é algo comum em projetos de reforma desse ambiente. Elas vêm em placas divididas em vários quadradinhos diferentes e eles podem variar entre uma paleta de cores ou ser todos do mesmo tom. De acordo com o seu gosto pessoal, as pastilhas podem ser usadas em apenas uma parte do banheiro, como o box e a região da pia, ou nele todo. A mais conhecida é a pastilha de vidro, que é super durável, não perde o brilho com o tempo e não absorve umidade - o que é ideal para este ambiente. Além dela, porém, você também pode encontrar pastilhas de pedra, metal, cerâmica e outros materiais. Uma curiosidade é que, diferente do que muita gente pensa, as pastilhas não servem apenas para as paredes: elas podem ser utilizadas no chão do banheiro e ficam lindas por ali.

2# Porcelanatos

Revestimento para banheiro: opções que você pode molhar e se adaptam ao ambiente

Para apostar nos porcelanatos como revestimento para banheiro, você deve ficar atento ao acabamento das peças. As acetinadas são mais indicadas para este ambiente por serem menos escorregadias do que as brilhosas. A durabilidade e a grande variedade de cores/estampas dos porcelanatos são duas das maiores vantagens na escolha desse material. Além disso, ele também tem baixa absorção de água e pode ser aplicado tanto no chão, quanto nas paredes. Escolhendo um porcelanato para revestir o seu banheiro, você tem a opção de colocar o mesmo modelo de peça em todo o ambiente, combiná-la com outro porcelanato ou até com outro tipo de revestimento - vai depender do seu gosto pessoal e do tipo de projeto.

3# Cerâmicas

Revestimento para banheiro: opções que você pode molhar e se adaptam ao ambiente

Assim como os porcelanatos, os pisos cerâmicos podem ser encontrados em uma grande variedade de modelos, o que acaba tornando o momento de escolher e combinar as peças utilizadas muito mais simples. Eles também podem ser colocados no chão e nas paredes e são super resistentes à água e à proliferação de bactérias - o que acaba sendo ideal para o banheiro. Outras vantagens de escolher o piso cerâmico como revestimento para banheiro são a facilidade de limpeza e o isolamento térmico que faz o ambiente ficar mais fresco.

Bônus: os acabamentos de revestimento para banheiro que são tendência

Revestimento para banheiro: opções que você pode molhar e se adaptam ao ambiente

No que se trata de revestimento para banheiro, além dos diferentes tipos de material para escolher, também pode ser uma boa ficar de olho nos diferentes tipos de acabamentos que são tendência para este ambiente. O revestimento para banheiro marmorizado, por exemplo, pode deixar o cômodo super elegante e clean e o amadeirado, que também faz sucesso atualmente, garante uma pegada mais aconchegante e confortável. Os dois podem ser conseguidos através de peças de porcelanato nas paredes e no chão. Os revestimentos estampados, que imitam ladrilhos antigos, também são perfeitos para dar um toque de cor ao cômodo. Por último, pode ser uma boa ideia apostar no revestimento metro white: a parede de tijolinhos brancos está em alta e fica super estilosa no banheiro de casa.