Revestimento 3D: conheça os modelos de poliestireno e cerâmica que provocam uma verdadeira ilusão de ótica na parede

O revestimento 3D para parede tem aparecido cada vez mais nos projetos de decoração. Eles causam um efeito de ilusão de ótica nas superfícies e podem dar um toque moderno e divertido ao seu ambiente. A tendência do revestimento 3D pode ser aproveitada de duas maneiras diferentes: por meio das placas de poliestireno ou com as unidades de cerâmica. Além do material, esses dois produtos também são diferentes na forma de uso, aplicação, efeito final e valor. Confira mais detalhes sobre cada um deles abaixo e escolha o que vai fazer parte da sua parede na próxima reforma!

Quando é indicado utilizar o revestimento 3D?

Os revestimentos cerâmicos e de porcelanato convencionais podem ser utilizados num ambiente inteiro dependendo de sua cor e acabamento, mas o que acontece com o revestimento 3D é, justamente, o contrário. Por causa do efeito de ilusão de ótica, o ideal é que ele seja usado para dar destaque a apenas uma parede. No caso dos modelos de revestimento 3D cerâmicos, o ideal é que a aplicação seja feita em ambientes cobertos. Já os de poliestireno, podem ser colocados em paredes de concreto, drywall, gesso, madeira, azulejo ou cimento, sejam elas internas ou externas.

A leveza é uma grande vantagem do revestimento 3D de poliestireno

Revestimento 3D: conheça os modelos de poliestireno e cerâmica que provocam uma verdadeira ilusão de ótica na parede

O poliestireno é uma espécie de plástico que, além de ser super resistente, ainda é leve e fácil de manusear. Por isso, ele é a solução ideal para paredes que não têm capacidade de aguentar um revestimento convencional, como as de drywall. Como a instalação dele é simples, você mesmo pode fazer em casa: basta simular o posicionamento das placas (cada uma delas tem 50x50cm) na parede da forma desejada e traçar linhas com elas na horizontal e na vertical. São elas que vão te guiar no momento de prender cada placa na parede com cola de contato. Se houver o desejo de mudar a cor do revestimento 3D depois da aplicação, utilize esmalte sintético acetinado em uma pistola de pintura para que o acabamento fique perfeito.

Com o revestimento 3D de cerâmica é mais simples personalizar a sua decoração

Revestimento 3D: conheça os modelos de poliestireno e cerâmica que provocam uma verdadeira ilusão de ótica na parede

Ao contrário dos modelos de poliestireno, o revestimento 3D de cerâmica pode ser adquirido em unidades menores no formato desejado. Elas podem ser triangulares, hexagonais ou ter a forma de um trapézio. Justamente por serem menores, eles podem ser aplicados apenas em uma parte da parede, criando um desenho personalizado, ou na superfície inteira. Além disso, você também pode escolher entre o acabamento brilhante ou acetinado. Por causa de sua borda arredondada, o revestimento 3D cerâmico deve ter um espaçamento de, no mínimo, 3mm entre uma peça e outra. Nesse caso, o ideal é que você conte com o auxílio de um profissional no momento da instalação.

E aí, com qual desses dois você vai levar esse acabamento mágico para a sua casa?