Porta pivotante: o que é e como funciona o modelo que impressiona pelo tamanho e luxo

A porta pivotante já é uma alternativa para obras e construções desde a década de 90, mas recentemente se tornou muito popular entre aqueles que buscam uma opção para dar mais elegância para a casa. Ela costuma ser maior que as portas convencionais e, por isso, é mais indicada para os ambientes amplos, com pé direito alto, porém, se engana quem pensa que ela só pode ser utilizada em casas. É possível usar esse item também em apartamentos e mesmo em ambientes corporativos, como empresas e escritórios. Você sabe como funciona a porta pivotante e porque ela tem feito tanto sucesso? Conheça um pouco mais sobre essa opção super luxuosa e alguns prós e contras de incluí-la em seu projeto.

Como funciona a porta pivotante?

As portas comuns são fixadas com a ajuda de duas dobradiças, que têm a função de prendê-las ao batente. Elas são colocadas em uma das laterais da porta, que gira em torno desse eixo. Já nas portas pivotantes, a instalação é um pouco diferente. Em vez de dobradiças na lateral, ela é presa com pinos chamados pivôs - responsáveis pelo nome da porta - que devem ser instalados em cima e embaixo da porta, na mesma direção, e servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente. Assim, as ferragens ficam completamente escondidas, o que cria um aspecto mais elegante para a sua casa. Como aproximadamente 10 centímetros da largura da porta são usados para fazer possibilitar a rotação, é necessário que ela tenha uma largura total de, pelo menos, 80 centímetros.

Porta pivotante: o que é e como funciona o modelo que impressiona pelo tamanho e luxo

Além do luxo, quais são as vantagens da porta pivotante?

Talvez a sofisticação das portas pivotantes já seja suficiente para te convencer a usá-las em sua casa. Mas, além disso, ela ainda conta com outras vantagens. A primeira delas é que a fixação vertical permite optar por uma maior variedade de modelos. Você pode escolher portas em diferentes materiais e espessuras, adequando-a perfeitamente ao estilo escolhido para a decoração. É possível utilizar um modelo de madeira, metal ou até de vidro. Além disso, elas são muito fáceis de instalar, já que a fixação com pivôs garante que a porta fique mais firme, com um risco muito menor de empenar.

Cuidados importantes na hora de escolher sua porta pivotante

Embora seja uma ótima opção para qualquer ambiente, esse tipo de porta também apresenta uma desvantagem: ela costuma ser mais frágil que as portas convencionais. Isso significa que, se for usá-la como porta de entrada, é muito importante escolher um modelo feito em material bem resistente. Além disso, também é fundamental investir em fechaduras de alta segurança, como as eletrônicas, para ter mais uma garantia de tranquilidade e conforto para você e a sua família.