Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

As poltronas para sala são um acessório simples, mas capazes de transformar todo um ambiente. Elas tanto ajudam a compor a decoração e criar pontos de destaque, quanto entregam mais conforto para você e sua visita. São bem-vindas em cômodos grandes por ajudar a preencher espaços que ficam vazios e, para os pequenos, porque podem substituir um dos sofás. Existem muitos modelos no mercado que variam de acordo com o formato, tamanho e design. Para te ajudar, nós separamos os cinco modelos mais amados e algumas dicas de posicionamento para você encontrar a melhor opção para a sua casa.

1 - Poltronas para sala em cores e estampas diferentes

Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

As versões de poltronas em cores mais fortes, estampadas ou feitas com patchwork - trabalho que consiste na junção de peças de tecidos de várias cores e formas - pode parecer “demais” em um primeiro momento. Mas elas são verdadeiras peças decorativas para dar vivacidade e alegria aos ambientes, principalmente aqueles que são formados por uma paleta de cores de tons neutros. Com a inclusão desse item, a sua sala ganha uma energia completamente nova sem precisar mudar outras mobílias e, também, um ponto de destaque na decoração. Quanto a melhor posição, depende do tamanho disponível na sala, mas ela fica ótima se colocada de forma perpendicular ao sofá - para ganhar bastante atenção mesmo.

2 - Opções sem braços: especiais para salas menores

Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

Com os apartamentos e casas se tornando cada vez mais compactos, cresce a busca por peças de decoração que consigam compor o ambiente sem atrapalhar a circulação de pessoas ou deixar o visual muito pesado. Por essa razão, algumas pessoas acreditam que as poltronas devam ser esquecidas nesse caso, mas elas podem sim ser usadas em cômodos pequenos. Nesse caso, o melhor é usar versões sem braços, baixas e estreitas, mas que ainda assim sejam confortáveis. Na hora de fazer a escolha, o ideal é que você meça bem o espaço disponível e inclua mais uns 70 cm de circulação. Para salas pequenas, os melhores locais são ou nos cantos do sofá maior ou de forma perpendicular. Também é possível abolir o sofá grande e optar por duas poltronas no local, deixando o espaço mais dinâmico.

3 - Modelos de poltronas com estofado de sobra

Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

Uma poltrona para sala com um estofado bem fofinho e espaço suficiente para ficarmos à vontade pode ser a nossa melhor amiga em uma noite de frio. Esses são modelos que precisam de um pouco mais de espaço por terem dimensões maiores que os demais. São muito bem-vindos em salas grandes para preencher aquele canto que ficou vazio próximo ao sofá ou até perto da janela.

4 - Poltronas giratórias para integrar dois ambientes

Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

Além de ambientes compactos, também estamos nos acostumando a ver os integrados: é o caso de casas que não dividem quarto e sala ou que possuem a sala de jantar no mesmo ambiente da de estar, cozinhas americanas e por aí vai. Em decorações assim, o ideal é usarmos os objetos que sejam funcionais e possam ser usados nos dois cômodos que estão dialogando. Por isso, uma poltrona que seja giratória é a melhor das opções. Assim, quando você e suas visitas estiverem na sala conversando, basta virá-la para o ambiente e fazer a mesma coisa quando estiverem na cozinha, por exemplo. Para fazer isso, a melhor posição é entre os dois cômodos, funcionando quase como uma divisa.

5 - Quer relaxar? Aposte nas poltronas com apoio para os pés

Poltronas para sala: 5 fotos dos modelos mais amados e dicas de onde colocar

A poltrona para sala de estar com apoio para os pés é para quem prioriza o conforto (e pra quem tem espaço para isso também, claro). Como são duas peças, elas acabam ocupando um lugar maior, mas se você é desses que gosta de passar um bom tempo sentado confortavelmente lendo um livro, elas valem a pena, viu?! São ótimas para serem colocadas em cantinhos da sala, de frente para a televisão e próximas à janela para aproveitar a luz natural. Você pode usá-las perpendicular ao sofá e na divisa entre a sala e outro ambiente para fazer uma boa composição. Outra dica é investir em um pendente para dar uma luz de destaque bem aconchegante. Se você gosta da ideia de apoio para os pés, mas não quer investir nesses modelos, que tal aproveitar pufes com estampas e cores semelhantes às da poltrona ou até um montinho de almofadas para fazer essa função? Fica bem descontraído e confortável.

E aí, depois desse passeio pelo mundo das poltronas, já escolheu qual tem a cara da sua casa?