Ter um cantinho verde em casa é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu bem-estar. Isso porque as plantas purificam o ar do ambiente e deixam tudo mais vivo e bonito. Para criar esse cantinho de um jeito todo original, a Karla Amadori, do canal Casa de Verdade, ensina a fazer uma moldura com plantas aéreas que é super bonita e simples. Dá uma conferida:

Você vai precisar de:

1 - Quatro tábuas de madeira de 25 cm

2 - Cola para madeira

3 - Catorze pregos pequenos

4 - Martelo

5 - Barbante colorido (aqui usamos um de cor laranja)

6 - Plantas aéreas pequenas

Colocando a mão na massa…

1 - Comece colando as 4 tábuas para formar um quadrado

Plantas aéreas: aprenda a fazer uma moldura para a sua passo a passo

A primeira coisa que você deve fazer é formar um quadrado perfeito com as 4 tábuas de madeira. Depois, utilize a cola para unir as quatro pontas, formando uma moldura bem fechada. Uma boa dica é caprichar no uso da cola - assim, a estrutura não corre o risco de se desprender.

Obs: aqui, nós optamos pela madeira teca, mas você também pode usar outro tipo. O mais importante é que as 4 tábuas tenham exatamente o mesmo tamanho - só assim você vai conseguir montar um quadrado perfeitinho. ;)

2 - Martele os pregos na parte de dentro das tábuas

Plantas aéreas: aprenda a fazer uma moldura para a sua passo a passo

Agora que as tábuas já estão coladas, você deve martelar os pregos na parte de dentro da moldura. O ideal é colocar três ou quatro pregos em cada tábua, de forma aleatória - você pode usar a criatividade para espalhar os preguinhos do jeito que quiser, a ideia é que fique bagunçado mesmo.

3 - Chegou a hora de cruzar o barbante por entre os pregos

Plantas aéreas: aprenda a fazer uma moldura para a sua passo a passo

Com os pregos devidamente presos, chegou a hora de colocar o barbante. A ideia aqui é criar uma espécie de teia, com o barbante percorrendo todos os pregos (fica bem bonito!). Para chegar lá, comece prendendo a ponta do barbante em um dos pregos, fazendo um nó bem firme. Depois, é só seguir cruzando de um lado para o outro - sem regra ou ordem específica. Quando o barbante chegar ao fim, é só dar um último nó no prego. ;)

4 - Por fim, coloque as plantinhas nos espaços formados pelo barbante

Plantas aéreas: aprenda a fazer uma moldura para a sua passo a passo

O trabalho já está chegando no fim, você só precisa apoiar as plantinhas no barbante para formar o arranjo. Mas lembre-se: essa estrutura só vale para plantas aéreas, porque elas sobrevivem muito bem sem contato algum com terra. Para que elas fiquem sempre bonitas, coloque-as na água durante 20 minutinhos uma vez por semana. Dá uma olhada na foto de baixo pra ver como o arranjo fica lindo:

Plantas aéreas: aprenda a fazer uma moldura para a sua passo a passo

Agora você já tem um moldura viva para decorar a sala - ela substitui super bem o quadro decorativo tradicional, sabia? E se você quiser dar uma incrementada no arranjo, também pode colocar folhagens e plantinhas artificiais junto com as naturais. Fica a dica!