Piso para banheiro: arquiteta mostra os modelos mais usados, desde o porcelanato até os antiderrapantes

Escolher piso para banheiro pode parecer, para muitos, uma parte pouco importante da reforma da casa. Mas, na verdade, esse cômodo também pode ter estilo e transmitir muita personalidade para a decoração. Para isso, é importante escolher bem os revestimentos, sempre pensando em aliar qualidade e beleza. A arquiteta Patrícia Otranto contou um pouco sobre os modelos mais usados e as tendências para esse cômodo. Se você quer renovar o seu banheiro e não sabe qual piso escolher, vem conferir essas inspirações.

Quais são as escolhas mais populares de pisos para banheiro?

O porcelanato é, atualmente, o tipo de piso mais popular para os banheiros. A Patrícia explica que isso acontece, principalmente, por causa da grande variedade de estampas e texturas desse material. “Hoje em dia que temos uma gama de porcelanatos diferentes no mercado, com texturas, desenhos ou imitando outros materiais, como madeira e mármore”, conta. Graças a essa grande diversidade, o porcelanato pode ser usado em ambientes com diferentes estilos de decoração. “Se o cliente quer algo mais retrô, pode apostar nos modelos que imitam ladrilho hidráulico. Já para quem busca algo clean e luxuoso, dá para apostar nos que imitam mármore”, diz a profissional.

Piso para banheiro: arquiteta mostra os modelos mais usados, desde o porcelanato até os antiderrapantes

Quais itens você deve levar em conta na hora de escolher o piso?

Além do preço do revestimento e do estilo desejado para o ambiente, é muito importante escolher um piso que tenha uma boa durabilidade, evitando que ele tenha que ser trocado com frequência. Patrícia conta que a maioria das pessoas opta por modelos que possam ser reaproveitados em diferentes decorações: “A maioria dos clientes escolhe um estilo que sabe que não será enjoativo para eles e poderá durar por muito tempo”, acrescenta a arquiteta. A segurança também é muito importante nos banheiros e, por isso, os pisos antiderrapantes são muito indicados. “Muitas pessoas não gostam, pois acham que a sujeira irá se acumular e precisará trocar rápido. Mas isso não é verdade”, conta Patrícia.

Piso para banheiro: arquiteta mostra os modelos mais usados, desde o porcelanato até os antiderrapantes

Conheça as principais tendência de piso para banheiro

Os porcelanatos continuam bastante em alta entre os revestimentos para banheiros residenciais. A estampa de madeira é a principal tendência, mas outras variações também têm feito sucesso. “Estampas como madeira de demolição ou envelhecida são uma tendência este ano, assim como as pastilhas em formato hexagonal e revestimentos com característica retrô - como cerâmica colorida e imitando espinha de peixe”, revela a arquiteta. Para quem curte um efeito mais minimalista, também vale apostar em porcelanatos com aparência cimentícia.

Seguindo todas essas orientações aqui de cima, não tem como errar na escolha!