MDF: Como laquear e pintar a chapa de madeira para criar um acabamento perfeito

A técnica de laquear madeira é bem-vinda para os que querem dar uma repaginada em peças antigas ou criar estampas nos móveis em MDF cru. Esse é um procedimento muito comum, simples e fácil de se fazer em casa, que consiste no uso de tinta laca para revestir a superfície. E, para melhorar, não exige um investimento muito alto e nem mão de obra especial: nós vamos te ensinar o passo a passo para você alcançar o melhor resultado na sua casa com um acabamento perfeito.

1º passo: preparação da superfície com lixa

Antes de partir para a pintura com laca, é preciso preparar bem a superfície. Esse processo é feito com a lixa, que vai deixar o seu móvel bem lisinho, nivelado, sem imperfeições e pronto para receber o selador + a tinta. Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre qual lixa escolher, mas é bem fácil de descobrir: se a sua superfície estiver muito desgastada, o melhor caminho é optar por uma lixa mais grossa, de número 60 ou 80. Por outro lado, se o móvel não estiver tão ruim assim, basta buscar por um modelo mais fino, equivalente ao número 100 ou 150. Agora é só começar a usá-la fazendo movimentos de vai e vem. Esse pode ser um processo demorado e um pouco chato, mas é muito importante que a área fique lisinha.

2º passo: aplicação de um primer ou selador

Com o móvel nivelado e o braço descansado, vamos prosseguir com o processo de preparação. Nesse passo, você vai precisar de um primer ou uma base seladora para impedir que a superfície absorva mais tinta que o necessário. Além disso, o produto preenche as imperfeições e ainda deixa o seu acabamento mais bonito. Com o líquido já seco, lixe novamente, mas agora de maneira suave para não retirar o produto. Em seguida, basta usar um pano seco para retirar qualquer pózinho indesejado proveniente da lixa.

3º passo: hora de, enfim, usar a tinta!

Para fazer a pintura, o mercado disponibiliza tintas lacas na versão líquida tradicional, que pode ser à base de água ou sintética e a versão em spray. Algumas pessoas consideram que, para a primeira vez laqueando móveis, a tinta em spray pode ser a melhor opção por ser mais fácil de manusear e de aplicar em móveis com muitos detalhes. Se essa for a sua escolha, não esqueça de só usá-la em um local arejado com o uso de todo equipamento de proteção individual (que também deve ser usado no caso da líquida). Para aqueles que optarem pelo produto tradicional, também serão necessários um pincel e um rolo de tamanho pequeno. A cor e o acabamento também ficam de acordo com a sua preferência, mas o aconselhável é que você opte por uma acetinada ou brilhante para ficar um resultado bem bonito!

Com todos os acessórios em mãos, forre todas as partes que não serão pintadas com o auxílio de jornal e fita crepe. Depois, inicie a primeira camada espalhando a tinta com o pincel e depois com o rolo na mesma direção para garantir uma aplicação uniforme. Uma dica é aplicar, pelo menos, duas camadas - não esqueça de verificar no rótulo da embalagem o tempo entre uma demão e outra. Com a pintura feita, basta esperar secar e pronto! Você já tem uma móvel renovado e pronto para dar uma energizada na sua decoração.