Laje pré-moldada: saiba tudo sobre o modelo treliçado que torna a construção mais simples

A laje pré-moldada é a solução ideal para quem quer agilizar o processo de construção da casa própria ou de qualquer outro local. Uma das maiores vantagens de optar por ela no seu projeto é que, em relação aos outros tipos de lajes, a pré-moldada é mais econômica e simples de ser montada. O modelo mais comum de se encontrar é o treliçado e hoje o Casa de Verdade vai falar um pouco mais sobre ele aqui embaixo. Se você está prestes a iniciar uma construção e precisa saber mais esse produto, o momento ideal é agora!

O que é a laje pré-moldada treliçada?

Diferente das lajes comuns, essa pré-moldada é formada por uma estrutura de concreto presa a vigas de aço treliçadas que vão determinar a altura da cobertura de uma construção. No momento da compra, elas já vão estar prontas para o encaixe do enchimento. Essa parte pode ser feita com dois materiais diferentes: o EBS, que é isopor, ou a lajota cerâmica, uma peça que lembra bastante os tijolos utilizados na estrutura de construções convencionais. Enquanto o primeiro tem a capacidade de deixar a laje mais leve e proporciona um conforto térmico e acústico maior, o segundo tipo de enchimento é ótimo para locais que receberão o acabamento cerâmico, porque aumenta aderência desse tipo de produto.

Como montar a laje pré-moldada treliçada?

A montagem mais simples é uma das principais vantagens da laje pré-moldada. Primeiro, as peças de concreto e aço devem ser dispostas de acordo com o tamanho necessário para o projeto. O espaçamento entre cada uma delas deve ter o tamanho do material escolhido para o enchimento, seja isopor ou cerâmica. Depois do preenchimento dos espaços, o passo final é a concretagem da laje, etapa em que ela vai receber uma camada de concreto por cima das peças pré-moldadas e do enchimento. Nessa etapa, o ideal é que você tenha o auxílio de um profissional para a realização correta da colocação, nivelamento e cura do concreto.

Qual a diferença entre os modelos de laje pré-moldada treliçada?

Além dos dois tipos diferentes de enchimentos para as lajes pré-moldadas, no momento da compra você também pode escolher entre as que têm vigas treliçadas por peça e as que são comercializadas por metro quadrado. Cada uma delas serve para atender a uma necessidade diferente. As versões de vigas treliçadas por peça servem para quem precisa fazer uma laje de metragem pequena, como as lajes para caixas d’água e banheiros ou para quando acontece uma falta de material de última hora. Os modelos comercializados por metro quadrado, por sua vez, servem para lajes maiores, com dimensões que não são alcançadas com as peças separadas. Nos dois casos, é ideal saber a metragem das paredes que serão utilizadas para a sustentação e se todas elas são feitas de alvenaria para suportar o peso da laje. E aí, conseguiu tirar todas as dúvidas sobre o assunto?