Home office pequeno: como montar um espaço funcional e organizado para trabalhar em casa

O home office tem ganhado o coração - e as casas - de muitas pessoas nos dias de hoje. Já foi o tempo que os profissionais sonhavam em trabalhar em uma grande empresa com suas salas fechadas e roupas sociais. Hoje, o quão mais à vontade você estiver, melhor para a sua produtividade. E nada mais confortável que o nosso lar, né?! Ainda que você não tenha um apartamento ou casa muito grande, dá para ter um home office pequeno para exercer suas atividades. Pode até parecer intuitivo montar um, mas se o seu espaço não for bem planejado, pode não funcionar. Por isso, nós preparamos algumas dicas de como ter um local funcional e organizado em casa. Confere só!

Escolha um ambiente que seja sossegado e confortável

O primeiro grande passo para ter um home office perfeito para as suas atividades é escolher um local que seja benéfico para o seu trabalho. Ainda que você não tenha um quarto para transformar em escritório ou que seu apartamento seja muito compacto, não precisa desistir do sonho do home office próprio. Mas, para escolher o ambiente ideal, é preciso tomar cuidado com algumas coisas. Por exemplo: não opte por um local que tenha muito barulho da rua ou que as próprias pessoas da sua casa passem com frequência. O ideal é que ele seja bem sossegado e aconchegante. Você pode aproveitar cantinhos do seu quarto e, se morar em casa com escadas, até mesmo aquele espaço embaixo delas. Algumas pessoas aproveitam até mesmo os closets para fazer seu pequeno home office ali. O importante é que não seja propício à distrações como barulhos, televisão e visitas.

Na hora de comprar os móveis, preze pelo seu conforto

Home office pequeno: como montar um espaço funcional e organizado para trabalhar em casa

A vontade de ter um home office cheio de mesas com designs inovadores, estantes e cadeiras existe, mas no momento em que você for começar a mobiliar o seu local de trabalho, é preciso prezar pelo conforto. Por mais incrível e moderna que uma cadeira seja, ela precisa ser confortável porque você vai passar horas ali. O aconselhável é buscar por aquelas que são ergonômicas e ajustáveis. A mesa também precisa ter as dimensões exatas, principalmente no ambiente pequeno, para não atrapalhar o resto da mobília. Uma boa dica é buscar por móveis retráteis, que podem ser guardados quando não forem usados: eles são ótimos para quem tem um home office dentro de outro ambiente.

Bancadas bagunçadas e papelada fora do lugar pode prejudicar sua concentração

Para garantir a produtividade, a palavra de ordem é organização. Não adianta sentar para trabalhar com um monte de papel, fios, canetas e objetos supérfluos em cima da mesa - eles são capazes de roubar a sua atenção. Em um home office pequeno, isso é ainda mais prejudicial porque não podemos abrir mão dos espaços disponíveis. Caso você possua muitos papéis e não queira investir em armários, o melhor é buscar pelas pastas sanfonadas ou caixas próprias para documentos. Separe todos por categorias e dê nomes às caixas para facilitar na hora de pegar e guardar. Para os utensílios de papelaria, você pode usar acessórios de bancada e deixá-los à vista, já os fios podem ser colocados para trás da mesa ou de algum painel com a ajuda de um organizador de fios. Assim, eles ficam escondidos e você mantém o visual clean. Se você tiver espaço disponível abaixo da bancada, busque por gaveteiros e coloque organizadores dentro deles. Eles não ocupam muito espaço, você pode mudar de lugar quando quiser e ainda vão te ajudar a deixar tudo organizado!

Boa iluminação é indispensável para garantir a produtividade

Home office pequeno: como montar um espaço funcional e organizado para trabalhar em casa

O projeto de iluminação do seu home office pequeno merece bastante atenção! É importante que as luzes artificiais consigam atender a todo o ambiente, mas não esqueça da luz natural! Tente sempre deixar a bancada próxima à janela para que ela receba a luz do dia sem dificuldade. Parece clichê, mas ter aquele solzinho de manhã enquanto trabalha ajuda a nos manter acordados e saudáveis. Com a luz artificial, a dica é optar sempre pelas lâmpadas que emitem luz branca em vez das amarelas. Buscar um pendente para fazer um ponto de destaque em cima da mesa de trabalho também é uma boa pedida! Com essas dicas, a sua concentração nas atividades vai ser ainda maior.

Deixe seu home office com a sua personalidade

Home office pequeno: como montar um espaço funcional e organizado para trabalhar em casa

Decorar um espaço só nosso é super gostoso, né?! É sempre bom deixar fotos da família e objetos que entreguem a sua personalidade e o seu gosto na sua mesa. Mas cuidado para não acabar prejudicando a sua concentração ao colocar vários objetos juntos. Uma boa pedida é o uso de vasinhos com plantas naturais: elas não atrapalham a produtividade e ainda beneficiam o ar com seu toque de natureza. Para os que gostam de juntar decoração com organização, preencher a parede com tinta lousa pode ser um bom caminho. É aquela tinta mais escura que pode ser desenhada com giz: você pode usar para colocar seus lembretes, afazeres e fazer desenhos bem legais. Difícil vai ser querer sair desse home office depois de todas essas alterações!

Home office pequeno: como montar um espaço funcional e organizado para trabalhar em casa