Você já ouviu falar sobre o estilo FOLK? É um conceito de decoração inspirado nos nômades africanos, que dá preferência a presença de estampas étnicas, tribais, geométricas e monocromadas. Com uma paleta de cores mais neutra e valorizando a personalidade viajante, ele é ótimo para quem adora explorar o mundo por aí, já que traz consigo toda essa energia. Ficou interessado em incluir o estilo FOLK na sua casa? A gente te dá as dicas de como fazer e ainda apresenta os produtos certos para isso!

Bege, marfim e marrom: as cores do folk moderno

Estilo FOLK vai estar em alta na decoração 2019 e ganhou uma coleção só dele na Leroy Merlin

Para introduzir o estilo Folk ao seu ambiente, vamos por partes e pelos detalhes. As cores são elementos muito importantes em qualquer estilo de decoração, afinal, são elas as responsáveis por toda harmonização. Ao procurar por inspirações no estilo folk, você com certeza vai se deparar com ambientes supercoloridos e cheios de estampas multicolores, mas o folk de 2019 é outro. Nesse estilo, quem manda é a paleta bicolor composta pelo marfim e pelo marrom ébano. Você também pode brincar com outras cores, mas o interessante é que elas sigam essa mesma padronagem: outros tons de marrom, branco, preto e bege são muito bem-vindos. Eles devem ser referência dentro do ambiente, encontrados tantos nas mobílias de grande tamanho quanto nos objetos, como os vasos decorativos, estofado e mantas de sofá, portas-retrato e outros acessórios.

Revestimentos roubam a cena com as estampas étnicas e monocromáticas

Estilo FOLK vai estar em alta na decoração 2019 e ganhou uma coleção só dele na Leroy Merlin

Agora que você já sabe quais são as principais cores que compõem o estilo Folk, é hora de escolher os revestimentos que farão parte do seu ambiente. Esse modelo de decoração aposta na padronagem étnica, figuras geométricas e desenhos tribais. Para escolher o revestimento - e aqui estamos falando tanto de pisos quanto de paredes, o importante é que você siga essas mesmas ideias. Para isso, invista nos revestimentos adesivos, como os papéis de parede, com desenhos étnicos africanos e tribais. Normalmente, eles são confeccionados mesclando tons mais escuros com o branco para não ficar uma decoração pesada. Caso você prefira a tradicional pintura, os tons de bege e marfim são muito bem-vindos nas paredes. Já o chão pede pelo revestimento cerâmico com padronagens monocromáticas. Seguindo essas dicas, os seus revestimentos vão criar pontos de atenção que fazem toda a diferença no ambiente.

Fotos em preto e branco deixam a decoração incrível

Estilo FOLK vai estar em alta na decoração 2019 e ganhou uma coleção só dele na Leroy Merlin

Para complementar a decoração e preencher as paredes, nada como uma fotografia que tenha ares de obra-de-arte, né? No estilo Folk, os quadros são compostos por imagens que retratem a cultura africana ou paisagens desérticas, normalmente em preto e branco. Eles podem ser grandes no tamanho porque a ausência de cores ajuda a respeitar o limite minimalista e a harmonia do ambiente. Aproveite para colocá-los em paredes com cores únicas e sem revestimentos estampados: assim, o quadro vai se tornar o principal ponto de atenção. Outra dica é colocá-lo atrás de alguma mobília, como uma mesa ou poltrona, para complementar o cenário. Você pode pendurar seus quadros com ou sem moldura, mas, se optar por usar uma, dê preferência às de tom amadeirado, preto ou bege.

O folk permite que você se jogue nos tecidos

Estilo FOLK vai estar em alta na decoração 2019 e ganhou uma coleção só dele na Leroy Merlin

Além dos quadros, os tecidos também são protagonistas dentro dos ambientes. Não apenas nos seus locais tradicionais, como almofadas, tapetes e mantas de sofá, mas nas próprias paredes com quadros de macramê e peças decorativas em têxtil e vime - sempre dando preferência aos trabalhos artesanais. Para as cortinas, separe tecidos leves e bem fluídos, com detalhes em bordado e pom-pom. Uma característica que a decoração Folk traz consigo é a presença de franjas: elas podem aparecer praticamente em todos os tecidos e ficam ótimas em almofadas e tapetes. Nestes, aliás, você pode aproveitar para fazer combinações com os revestimentos e as padronagens étnicas, respeitando os mesmos desenhos.

Outros cômodos da casa tambêm podem se beneficiar do folk

É muito comum que, quando falamos em decoração, os primeiros cômodos que vêm a nossa mente sejam a sala e o quarto. Se você já está convencido a adicionar o estilo Folk na sua casa, saiba que não é apenas desses ambientes que ele pode fazer parte: áreas como jardins e banheiros também podem mergulhar na ideia étnica e exploradora. Se você é um apaixonado por plantas, dê preferência aos cachepots com detalhes de franjas, vasos estampados em cerâmica e vime com padronagens monocromáticas. Já nos banheiros, o ouro velho é quem dita as regras: torneiras, acessórios de organização e até o encanamento nesse tom faz toda a diferença. Aproveite também para colocar alguns cestos de fibras naturais e vasos de plantas. Os espelhos no mesmo acabamento ou em madeira de cor escura são ideais. E aí, preparado para levar sua casa a uma viagem por esse estilo?