Escolha a tinta correta para seu ambiente

Produtos podem ser subdivididos em quatro grupos: látex PVA, acrílica, epóxi e esmalte sintético. Existem, ainda, versões específicas para algumas situações. Saiba mais

Escolha a tinta correta para seu ambiente

Responsáveis por dar vida nova aos ambientes e garantir um acabamento de primeira, as tintas foram, com o passar do tempo, ganhando novas versões – cada vez mais específicas para diferentes tipos de superfícies e espaços. A compra da tinta ideal, portanto, tornou-se uma aventura, diante das inúmeras opções disponíveis no mercado.

Ciente disso, a Leroy Merlin reuniu as características dos principais produtos para que você faça a escolha certa. Preparados para entrar nesse universo? Então, vamos lá!

Tinta látex PVA
A apresentação das tintas não poderia deixar de começar por uma das opções mais comuns entre elas: a tinta látex PVA, aplicada em superfícies de alvenaria, de gesso e Drywall. Por não ser resistente contra umidade nem intempéries, ela é indicada para ambientes internos secos (como quarto e sala).

Para ser utilizada, a tinta látex deve ser diluída em água, o que torna seu processo de secagem mais rápido, se comparado a versões diluídas em solventes (como a tinta epóxi). Outra vantagem decorrente desse processo é o baixo odor que esse produto exala. O acabamento dessa versão é encontrado apenas na opção fosca, uma vez que sua resina não permite variações de brilho.

Tinta acrílica
A tinta acrílica possui características impermeáveis, justamente por ser fabricada com resinas acrílicas. Ela é, portanto, a versão mais indicada para ambientes externos expostos às variações climáticas e para cômodos internos onde a presença de água é comum (como cozinha e banheiro).

Diferente das tintas látex, as acrílicas possuem variados acabamentos: fosco, semibrilho e acetinado. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um deles:

Tabela de tintas

Tinta epóxi
Diluídas em solventes, as tintas epóxi tem como principais características a resistência à abrasão e a impermeabilidade. Ela é comumente encontrada nos acabamentos brilhante e acetinado.

Diferentemente das tintas látex e acrílica, a epóxi possui uso mais específico, sendo indicada para pintura em caixas d’água ou de pisos e azulejos. Aplicar o produto não é tarefa tão simples, pois o processo exige conhecimento técnico para que não formem bolhas nem falhas nas camadas de tintas. O ideal, portanto, é optar pela contratação de mão de obra especializada.

Tinta para piso
O chão de garagens, calçadas, estacionamentos e varandas ganham um novo visual com a aplicação de tintas para pisos, disponíveis na versão acrílica. Por ser resistente, o produto pode ser aplicado em locais de grande circulação. Os produtos acrílicos estão disponíveis nos acabamentos fosco e semi brilho. Ótima para disfarçar imperfeições, a primeira opção garante um aspecto uniforme às áreas. Já a versão semi brilho ajuda a esconder os pequenos defeitos do chão e apresenta boa resistência para a lavagem.

Esmalte sintético
Indicado para pintura em madeira ou ferro, o esmalte sintético forma uma camada protetora sobre a superfície, tornando-a mais resistente. Dissolvido em solvente, esse produto tem como marca registrada seu alto brilho. Existem, no entanto, versões capazes de conferir outros acabamentos – como fosco, acetinado e metalizado. Recomenda-se não utilizar o esmalte sintético em paredes de alvenaria ou gesso, uma vez que elas ficam mais suscetíveis ao descascamento e ao surgimento de bolhas durante a aplicação.

Tinta para tudo aquilo de que você precisa!
Além desses grupos, é possível encontrar opções específicas de tintas. Confira algumas opções disponíveis na Leroy Merlin:

  • Tintas superlaláveis: perfeitas para o quarto da criançada, já que é possível eliminar manchas como as de lápis e as de refrigerantes, por exemplo; Para um trabalho perfeito, considere também utilizar antes o fundo preparador de parede, indicado principalmente para repinturas ou superfícies descascadas.
  • Tintas antimofo: possuem fórmula com ação fungicida e bactericida e são recomendadas para locais em constante exposição à umidade, como banheiro;
  • Tintas para telhado: garantem proteção contra infiltração;
  • Tintas para rejunte: ideais para mudar o visual do revestimento sem precisar trocá-lo.
  • Tintas para alumínio: aplicada diretamente na superfície, a tinta para alumínio é recomendada para portões, janelas e portas. Uma das vantagens é que você não precisa utilizar o selante antes da aplicação.

Confira essas e outras versões na seção dedicada exclusivamente às tintas.

Você sabia?
Fábrica de cores: confira nas lojas da Leroy Merlin o serviço da Fábrica de cores, por meio do qual você pode criar seu próprio tom de tinta, tornando-o exclusivo;

  • Preparação da parede: aprenda a preparar a parede antes de aplicar qualquer tipo de tinta para que a pintura seja perfeita. Veja o passo a passo aqui.
Leia também