Dicas de materiais para o rodapé

Dicas de materiais para o rodapé De repente você vai mudar a poltrona de lugar e ela bate naquele canto entre o piso e a parede.  O resultado? Um buraco que só será resolvido com massa corrida e pintura. Mas, limpar o chão com a vassoura suja, também pode prejudicar seu espaço, afinal pode marcar sua parede de forma desagradável. Para proteger os espaços existem os rodapés. E, atualmente, eles têm ganhado status decorativo chegando a ficar 15 cm de altura na parede e os materiais têm variado tanto quanto as opções de piso que existem no mercado. Por isso, separamos os principais materiais para você escolher o que mais se adapta ao seu lar. Antes, veja quais materiais já existem instalados no piso e na parede e procure combiná-los. O fato é que, hoje, os arquitetos são unânimes em afirmar que os rodapés não precisam mais ser do mesmo material do piso. Portanto, a ordem é criar. Saiba que pedras como mármore, granito e porcelanato estão entre as preferidas e sofisticadas para esses acabamentos e, como possuem vários tons, é possível buscar na cor a inovação de que você precisa. A madeira ainda também figura no hall das mais usadas, assim como a cerâmica.

Outro material que tem sido usado com sucesso é o MDF pintado ou revestido que, além de ser mais em conta, é fácil de aplicar e manter. Não esqueça também do modelo, ou seja, a forma que você quer para o rodapé também é importante e vão do reto ao com frisos, dos sobrepostos aos abaulados, sendo possível ainda personalizá-los do jeito que desejar. Além disso, há opção de rodapé de poliestireno expandido que, além do bom acabamento, também pode ser usado em áreas molhadas, como banheiro, pois é 100% resistente a água.

Por fim, saiba que as alturas apresentam variações, determinadas de acordo com o seu gosto. No entanto, a altura média mais usada é de 7 cm. As regras entre os especialistas são claras: rodapés altos para pé-direito alto. Eles indicam ainda que somente os lavabos são os ambientes que esse acabamento alto cai bem, com certeza, porque traz sofisticação. Os outros espaços devem ser analisados caso a caso. E a manutenção não oferece grandes problemas: basta inclui-los na limpeza normal, com pano levemente úmido.
Leia também