Decoração e artesanato com madeira: tudo o que você precisa saber para criar suas peças usando chapas desse material

Muitas pessoas já se renderam ao poder da bricolagem, mas ainda há quem acredite que fazer seus próprios móveis ou peças de decoração com madeira é tarefa impossível. A verdade é que, usando as ferramentas adequadas e chapas de madeira, você consegue fazer trabalhos incríveis que podem deixar a sua casa única, ou seja: no final vale a pena! Se animou e quer tirar suas dúvidas sobre como começar o trabalho? Confira o nosso texto cheio de dicas:

O primeiro passo é definir os tamanhos das suas chapas de madeira e levar para cortar

Quando você vai começar a trabalhar com madeira, é comum ficar perdido por aquele setor da loja: você pode utilizar chapas e painéis de diferentes espessuras, larguras e comprimentos dependendo do tipo de trabalho que vai fazer. Para fazer prateleiras, a medida vai ser uma, para estantes vai ser outra e por aí vai. É por isso que é tão importante que você já saia de casa com as medidas certas do seu projeto: use uma trena para medir o espaço que aquela peça vai ocupar no seu ambiente e peça para cortar na loja: a Leroy Merlin faz esse serviço e você já sai de lá com todas as peças no tamanho exato.

O tipo de chapa de madeira escolhida também vai fazer diferença no seu projeto

Tamanho escolhido, agora o desafio é outro: saber qual material vai ser melhor para você executar suas criações. As chapas de madeira podem ser fabricadas em MDF, MDP, compensado ou OSB - quando ela é feita com tiras de madeiras unidas com resina e prensadas em alta temperatura. Outra alternativa para o seu DIY são os painéis que, ao invés de serem feitos de madeira prensada como as chapas, são feitos em madeira maciça com um acabamento mais bonito. Fique atento ao visual para escolher qual material mais combina com a sua decoração, mas também não esqueça de observar se a espessura daquela peça serve para o que você vai fazer: uma prateleira pode necessitar de uma chapa mais grossa que uma moldura, por exemplo.

Decoração e artesanato com madeira: tudo o que você precisa saber para criar suas peças usando chapas desse material

Existem madeiras específicas para dentro e fora de casa: fique atento na hora da compra

Ao escolher a chapa ou painel de madeira que vai dar origem ao seu projeto, é importante saber se a peça é indicada para uso em locais úmidos. Isso porque, se você planeja fazer um móvel ou objeto que será usado em áreas externas ou cômodos com essa característica como os banheiros, o material precisa ser mais resistente à umidade. Caso a madeira escolhida por você não tenha essa característica, existe sempre a opção de impermeabilizar a peça depois da compra.

De quais ferramentas eu preciso para começar a fazer bricolagem com madeira?

Se animou com as ideias e já está pensando nos móveis que você pode criar sozinho utilizando apenas as chapas e painéis de madeira? Para esse começo, você vai precisar reunir algumas ferramentas básicas de bricolagem e nós estamos aqui para te dar o caminho das pedras. Uma furadeira e uma parafusadeira (já existem modelos que têm as duas funções, sabia?) vão ser muito necessárias, tanto para a montagem dos móveis em si quanto para a instalação deles nas paredes da sala. Uma serra tico tico também pode ser um bom investimento caso você queira cortar suas peças em casa, nem que seja para resolver um imprevisto de tamanho. Algumas tintas para madeira também podem ajudar a incrementar seus projetos, mas, fora isso, o restante é o básico de toda oficina, como parafusos, porcas e etc.

Não se esqueça dos itens de proteção

Apesar de ser bem simples fazer bricolagem com madeira, é fundamental utilizar alguns itens de proteção como luvas e óculos - isso evita que você se corte ou que farpas entrem nos dedos ou na vista. Então capriche na segurança e se aventure por esse mundo sem volta que é criar peças em casa.