Sabe aqueles objetos que estão sempre perdidos pela casa? Podem ser revistas, livros, enfeites de viagens ou bugigangas que, geralmente, não têm um lugar certo para guardar. Então lá vai a principal dica: coloque tudo dentro de uma única caixa para que eles tenham um lugar de pertencimento. E você nem precisa comprar - para te ajudar, a Paloma Cipriano ensinou a fazer uma decoração com caixotes incrível: dá para organizar e, ainda por cima, embelezar a casa. Você só precisa de um caixote de madeira estilo de feira e alguns acessórios para customizar. Dá uma conferida:

Você vai precisar de:

1 - Caixote de madeira estilo de feira

2 - Sarrafos com o mesmo comprimento do caixote

3 - Pregos

4 - Martelo

5 - Tinta spray (aqui optamos pela cor preta, mas você pode escolher a cor que preferir)

6 - Parafusadeira com broca para furar madeira

7 - Quatro pés chanfrados em estilo retrô

8 - Chapa de MDF com a mesma medida do fundo do caixote

9 - Espuma grossa com o mesmo tamanho da chapa

10 - Tecido de couro sintético impermeável

11 - Grampeador de tapeceiro

Colocando a mão na massa…

Decoração com caixotes: como fazer do zero um modelo multiuso para armazenamento

1) Comece tapando as laterais abertas e o fundo do caixote com os sarrafos de madeira, assim a caixa ficará totalmente fechada (sem correr o risco de algum objeto cair, certo?). Para fixar os sarrafos, você só precisa de pregos e martelo - não tem erro!

2) Chegou a hora de colorir o caixote usando a tinta spray. Aqui a gente optou pela cor preta, que fica super neutra e elegante. Mas existem mil opções, é só escolher sua cor preferida. É importante que você pinte o caixote todo, inclusive a parte de dentro. Só não é necessário pintar o fundo, pois não vai ficar aparente na decoração. Depois é só esperar a tinta secar e, então, seguir para a próxima etapa.

Decoração com caixotes: como fazer do zero um modelo multiuso para armazenamento

Obs: Ao lidar com a tinta spray, não se esqueça de usar os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários - como luvas, aventais e até mesmo uma máscara para proteger o rosto. Você também deve forrar a mesa de trabalho com jornais ou sacos de lixo. Assim, não corre o risco de sujar o chão, móveis ou parede (porque as partículas de tinta do spray se espalham, viu?).

3) Agora você deve fixar os pés na parte de baixo do caixote. É bem simples: use a parafusadeira para realizar quatro furos nas extremidades. Depois, é só atarrachar os pés chanfrados nos furos (por isso, é importante que a broca tenha a mesma espessura dos parafusos dos pés). Dá uma olhada na foto abaixo em como fazer:

Decoração com caixotes: como fazer do zero um modelo multiuso para armazenamento

4) Chegou a hora de fazer a tampa da caixa. Ela vai ser formada pela chapa de MDF e espuma grossa cobertas pelo tecido de couro - fica lindo! Basta colocar a espuma em cima da chapa e, então, cobrir tudo com o tecido. Use, por fim, o grampeador de tapeceiro para pregar todas as pontas do tecido.

Decoração com caixotes: como fazer do zero um modelo multiuso para armazenamento

Prontinho! Agora você tem uma caixa para guardar todas as coisinhas perdidas. O que achou?