Cozinha estilo industrial: o guia definitivo para você ter uma em casa

A cozinha industrial tem feito a cabeça de quem pesquisa referências no Pinterest e gosta de uma pegada mais moderna e contemporânea na decoração. Esse estilo, que pode ser encontrado em todos os cômodos da casa, faz tanto sucesso na cozinha por causa de elementos específicos, como as ilhas, bancadas e pendentes. Deixar a sua cozinha com ares industriais está longe de ser difícil e, para provar isso, nós montamos um guia cheio de dicas para você adaptar o seu cômodo: dá uma olhada aqui embaixo e se prepara para a transformação!

1# Cores e texturas

Cozinha estilo industrial: o guia definitivo para você ter uma em casa

Logo no início, o estilo industrial na decoração era o sinônimo de tons sóbrios e escuros, algo que desagradava as pessoas que não queriam abrir mão de um ambiente claro. Se você faz parte desse grupo, não precisa se preocupar: as coisas mudaram e é possível ter uma cozinha estilo industrial sem abrir mão da claridade — o truque é apostar nos tons neutros. Uma mistura de branco, preto e tons de cinza, por exemplo, faz a paleta perfeita para essa linha de decoração. Quem gosta das cores mais vivas, pode escolher um detalhe colorido para se destacar: o armário, uma bancada, a ilha, as banquetas… o que você preferir. Quanto às texturas, abuse do metal e do amadeirado: dependendo da forma como forem usados, os dois trazem uma sensação “inacabada” e rústica que é a marca do estilo industrial.

2# Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes numa cozinha estilo industrial, seja ela natural ou artificial. Os lustres tipo pendente são elementos marcantes em todos os ambientes de referência industrial do Pinterest porque, além de lindos, eles têm a fiação aparente - um elemento que conversa bastante com a proposta despreocupada desse estilo. O trilho de iluminação também é uma grande aposta para a iluminação geral do ambiente, já que os pendentes, geralmente, têm um foco de luz muito definido. Quanto à cor, as lâmpadas mais amareladas são perfeitas para dar um toque mais aconchegante e confortável ao cômodo, ressaltando outros elementos da decoração. E pode colocar algumas lâmpadas de filamento aí na lista de compras: elas unem um baita potencial decorativo com a funcionalidade da iluminação.

3# Estrutura

Cozinha estilo industrial: o guia definitivo para você ter uma em casa

A estrutura da cozinha estilo industrial também é algo importante e influencia muito no resultado final. Uma proposta bastante utilizada nos ambientes que seguem essa linha de decoração é o conceito aberto, tipo cozinha americana, com uma bancada separando os dois ambientes. Isso funciona bem em apartamentos e casas estilo galpão, mas se a sua casa não te dá a oportunidade de abrir os cômodos dessa forma, você pode apostar apenas na bancada ou ilha de cozinha. Com uma dessas, é possível valorizar a presença das cadeiras, bancos e banquetas de metal, além dos pendentes - indispensáveis nestes cômodos. Falando em iluminação, uma dica é apostar em janelas grandes na estrutura para que o cômodo não fique escuro. Esse truque é essencial para que o ambiente não fique pesado, principalmente com as cores mais escuras da decoração. Outro detalhe bem marcante desse estilo são os eletrodutos das instalações elétricas expostos: eles podem ser mantidos em sua cor original ou pintados de tons mais metálicos ou foscos para se encaixarem melhor no ambiente.

4# Revestimentos

Os revestimentos para parede e chão também são muito marcantes na cozinha estilo industrial. As paredes de tijolinhos alaranjados, por exemplo, são bastante utilizadas e passam, sem esforço, o conceito desse tipo de decoração. O metro white, versão mais clara do clássico, não fica para trás e é uma ótima opção para quem não pretende escurecer o ambiente. Além deles, o cimento queimado no chão é uma escolha: os tons acinzentados combinam bastante com os tons neutros da paleta de cores desse estilo. Para quem quer fugir do óbvio, os revestimentos com estampas geométricas e marmorizadas costumam conversar bastante com esse ambiente — desde que se mantenham na linha de tons sóbrios. Além disso, a textura amadeirada de outros elementos da cozinha também pode chegar no estilo dos pisos. OBS: prefira sempre os revestimentos que têm o acabamento esmaltado ou fosco ao invés do brilhoso, ok?

5# Elementos decorativos

Cozinha estilo industrial: o guia definitivo para você ter uma em casa

Para dar um toque personalizado na sua cozinha estilo industrial, você pode adicionar elementos decorativos nas paredes ou em outros cantinhos específicos. Aposte nos letreiros neon, que podem aparecer no formato de palavras, frases completas ou de desenhos. Já as plantas são a opção perfeita para quem gosta de ter um toque de cor e vida, mesmo nos ambientes mais sóbrios e neutros. Um outro conceito possível é utilizar os próprios utensílios de cozinha como decoração, pendurando talheres grandes em trilhos com ganchinhos na parede ou no teto: além de manter tudo sempre à mão, você ainda deixa a cozinha mais estilosa!