Corrediça simples, oculta ou telescópica: descubra o melhor tipo para a sua gaveta

A corrediça faz parte da categoria de ferramentas para móveis que, mesmo sem ser notada no dia a dia, faz uma grande diferença no uso de gaveteiros, armários ou qualquer outro objeto que tenha gavetas. No momento da compra, essa ferramenta aparece em três modelos diferentes: a corrediça simples, a corrediça oculta e a corrediça telescópica. Identificar a diferença entre cada uma delas pode ser difícil para quem não tem o costume de lidar com essas peças, por isso, o Casa de Verdade conversou com o Humberto Barcelos, especialista do setor de Ferragens da Leroy Merlin Barra da Tijuca.

Descubra o que cada um dos tipos de corrediça tem de semelhante e oposto

A primeira coisa que você precisa saber sobre corrediças é que a ideal para o seu uso varia de acordo com o tamanho da sua gaveta, com o peso dos objetos guardados nela ou com quem vai fazer a instalação - se vai ser um profissional ou não. Segundo Humberto, no caso da troca de corrediça de um móvel, o ideal é que você substitua sempre pelo mesmo modelo. Se, por exemplo, a sua gaveta tem uma corrediça telescópica, você não pode fazer a troca por uma simples por causa das especificações de cada tipo.

Corrediça simples

Corrediça simples, oculta ou telescópica: descubra o melhor tipo para a sua gaveta

O tipo mais comum de corrediça é a simples, que funciona com o sistema de roldanas. “A corrediça simples faz sucesso porque é a mais fácil de ser instalada: só precisa ser parafusada na parte de baixo da gaveta e na lateral do armário. Desse jeito, qualquer um consegue instalar tranquilamente”, explica o Humberto. A corrediça simples também é mais barata que os outros modelos, mas você vai precisar adquirir os parafusos que a prendem no lugar separadamente: “de acordo com a espessura da gaveta, os parafusos ideais para essa corrediça variam entre os modelos de 35x12mm, 35x14mm e 35x16mm. A capacidade de peso das corrediças simples é de, no máximo, 25kg.

Corrediça oculta

Corrediça simples, oculta ou telescópica: descubra o melhor tipo para a sua gaveta

Entre as três, a corrediça oculta é a que tem a instalação mais difícil. “Mesmo sendo mais complicada de instalar, ela tem a vantagem de ser mais discreta, porque é colocada embaixo da gaveta e não aparece nas laterais quando você abre. Ela pede uma altura específica entre as gavetas, já que - se elas ficarem muito juntas - uma vai bater na outra na hora de abrir”, contou o especialista. Como a instalação dela é mais precisa, o ideal é que seja feita por um profissional.

Corrediça telescópica

Corrediça simples, oculta ou telescópica: descubra o melhor tipo para a sua gaveta

Assim como a corrediça simples, a telescópica também pode ser instalada com facilidade, sem o auxílio de um profissional: “Para a corrediça telescópica, é necessário ter um espaço de um centímetro entre a gaveta e o armário nos dois lados. Mesmo assim, ela suporta até 45kg de acordo com seu tamanho e, com ela, a gaveta desliza com mais facilidade do que com os outros modelos”, conta Humberto. Além disso, outra vantagem da corrediça telescópica é que você pode escolher entre três sistemas de funcionamento para a gaveta. O primeiro é o convencional, que funciona abrindo e fechando normalmente através dos puxadores. O sistema de toque é aquele que você empurra para travar e destravar a gaveta. O de pressão, por sua vez, é aquele em que você só precisa abrir um pouquinho e ela vai abrindo sozinha. Sem dúvidas é o modelo mais moderno e perfeito para quem gosta de inserir um pouco de tecnologia no dia a dia.