Conheça a importância da fossa séptica

Conheça a importância da fossa séptica Produto é a solução para o tratamento de efluentes em regiões rurais.

Muitas zonas rurais ou imóveis isolados das grandes cidades ainda sofrem com a falta de tratamento correto de esgoto. A fossa séptica pode ser uma importante aliada para solucionar esse problema. Trata-se de um reservatório subterrâneo para o qual o esgoto é destinado. Essa unidade trata o esgoto,  realizando a separação fisio-química da matéria sólida e, posteriormente, conduz os materiais, já livres de contaminação, a um sumidouro – poços profundos que permitem a entrada dos efluentes.

Alternativas sustentáveis e econômicas, as fossas sépticas são feitas geralmente com polietileno de grande espessura e de longa durabilidade. Por isso, asseguram a completa impermeabilidade do efluente armazenado.

A unidade de tratamento é composta por filtro separador de sólidos, além de conexões de entrada, de saída e de limpeza. A capacidade do tanque varia entre 500 litros, ideal para uma casa com até duas pessoas, e 10 mil litros, recomendada para locais que abrigam de 44 a 52 pessoas.



Diferença entre fossa séptica e fossa seca


Não confunda a fossa séptica com a seca, que consiste em uma escavação profunda no solo, local aos quais os dejetos são destinados. Não se utiliza água nesse processo e, por isso, é comum o forte odor e a proliferação de insetos.

Limpeza


A construção da fossa séptica deve incluir uma área que permite o fácil acesso ao tanque para a limpeza, que acontece, em média, a cada um ano. Esse processo, realizado por profissionais especializados, consiste na retirada do lodo. Os resíduos extraídos da fossa devem ser encaminhados para um caminhão especial, que conduz o material para o destino adequado, como uma estação de tratamento de esgoto da região.  
Leia também