Você sabia que é possível transformar a varanda de casa em apenas um dia? Foi justamente isso que o Beto Siqueira, do canal Casa de Verdade, fez na área de lazer da Anne: uma carioca apaixonada por praia e cerveja artesanal. O segredo para deixar o seu cantinho parecido com você é ficar atento SEMPRE aos pequenos detalhes (desde a cor das paredes até os quadros decorativos) e a gente explica tudo isso logo abaixo. Dá uma olhada em como foi o processo de transformação da varanda da Anne:

Optamos por um estilo urbano pautado no cinza

Duas fotos comparativas "antes e depois": uma com a churrasqueira laranja "terrosa" e outra de cor cinza

Antes de tudo, o mais importante é pensar no estilo de decoração que vai pautar a sua varanda. O bom é que nesse quesito você está muito bem servido, pois existem inúmeras estéticas (rústica, industrial, comfort, minimalista, folk, etc.) que ficam lindas em qualquer espaço aberto. Aqui, a gente optou por fazer uma transformação radical nas cores (principalmente na região da churrasqueira), substituindo o marrom e o laranja terrosos por um “cinza urbano” elegante e moderno - mais a ver com o estilo da Anne! Mas você pode criar a estética que preferir, é só se prender às cores e detalhes certos.

O filtro twin da Deca foi essencial pra resolver o problema de água filtrada na varanda da Anne

Torneira filtro de metal cromado

Uma das dificuldades que a Anne encontrava na antiga varanda (antes da reforma incrível feita pelo Beto Siqueira ♥), era a ausência de um filtro para a produção das suas cervejas artesanais. Esse, inclusive, é um hobby super importante pra ela: produzir a própria cerveja para receber os amigos e família (incrível, né?). Só que, antes da reforma, ela precisava comprar e carregar galões de água de cerca de 40 litros para fabricar a cerveja. Foi aí que o filtro twin da Deca surgiu como solução para esse probleminha: instalado na bancada ao lado da churrasqueira, ele funciona como torneira e filtro ao mesmo tempo. Para quem estiver reformando a varanda gourmet, fica a dica de colocar um modelinho desses na bancada!

Vasos de plantas têm tudo a ver com o clima de áreas abertas

Vasos de plantas e um enfeite em formato de abacaxi

Se tem uma coisa na qual você pode exagerar, com certeza é na quantidade de plantas que irão decorar a sua varanda gourmet. Isso porque elas dão um toque de vida pro ambiente e têm tudo a ver com a atmosfera da área aberta. Aqui, a gente optou por colocar plantas grandes apoiadas no piso e outros vasinhos espalhados pelas mesas e bancada. A samambaia, por exemplo, é uma espécie de planta super querida: ela possui folhas grandes que têm um caimento incrível. Uma boa dica é pendurar uma dessas num ganchinho na parede, criando várias alturas de verde por aí. Os cactos e suculentas também são ótimos para decorar a varanda: são fáceis de cuidar (você só precisa regar uma vez por semana) e ficam bem delicados em mesinhas e prateleiras.

Coloque lâmpadas de LED e quadros decorativos nas paredes

Cordões de luz e quadros com o tema "cerveja"

A iluminação é outro ponto que faz MUITA diferença na varanda: por isso, você deve caprichar bastante nos adereços luminosos. Além da luminária de teto, coloque cordões de luz LED ou até mesmo um poste decorativo - para criar uma aura mais vintage e charmosa. Na varanda da Anne, a gente optou pelos cordões com lâmpadas aparentes, iluminando a região do banco e da mesa. Você pode usar pilares de madeira para pendurar os cordões e, assim, iluminar todo o espaço. Fica lindo, né?!

Os quadros decorativos também são detalhes importantes. Por isso, a nossa dica é forrar as paredes da varanda com gravuras, ilustrações e telas de um tema que você goste. No quintal da Anne, a gente optou pelos quadros com o tema “cerveja”, que também têm tudo a ver com o resto da decoração. Mas existem outras fotografias e desenhos que você também pode usar pra decorar: fotos de cidades, paisagens, plantas e muitos outros temas. A gente tem certeza que o seu cantinho vai ficar mais aconchegante desse jeito. ♥

Você também pode transformar o fogareiro em uma mesinha

Duas fotos de "antes e depois": na primeira, um fogareiro simples; na segunda, o fogareiro é transformado em uma mesa com plantas em cima

Uma dica final: sabe aquele fogareiro que você usa para cozinhar as comidinhas do churrasco? Pois bem, ele pode se transformar numa mesinha sempre que estiver fora de uso - basta colocar uma tábua de madeira para funcionar como tampo. Em cima da mesa, você pode colocar plantinhas decorativas (como a gente fez na foto aí de cima) e outros enfeites, como velas aromáticas e uma luminária de metal moderna. A melhor parte de decorar a varanda gourmet é pensar nos mínimos detalhes que deixarão a decoração mais completa. E aí, ficou inspirado com a reforma que fizemos no cantinho da Anne? Seguindo essas dicas, a gente tem certeza que a sua varanda também vai ficar linda!