Como organizar quarto pequeno: casal, solteiro ou infantil podem se beneficiar dessas dicas

Organizar um quarto pequeno pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas, quando a gente vai se dando conta de que as coisas não estão cabendo, pode ficar bem complicado. Por isso, toda e qualquer dica de como organizar um quarto pequeno, seja de casal, solteiro ou infantil é bem-vinda. Uma boa é começar pensando nos pontos positivos de ter um ambiente menor: ele tem o seu charme, aconchego e ainda permite que a gente solte a nossa criatividade para criar decorações funcionais com estantes decorativas, araras e até espelhos.

Móveis funcionais são a palavra-chave

Como organizar quarto pequeno: casal, solteiro ou infantil podem se beneficiar dessas dicas

Funcionalidade é uma palavra que você deve carregar consigo na hora de decorar o seu quarto. A principal dica na hora de escolher os móveis que vão compor o seu ambiente é combiná-la com outra palavrinha: otimização. Investir em armários modulares é uma ótima opção. Eles parecem artigos de luxo, mas podem ser bem mais baratos que os convencionais (dependendo do material), além de serem feitos especialmente para você. A grande vantagem é que você consegue encaixá-los naquele cantinho que parece não caber nada e até combinar duas funções em uma: como uma cama reversível que se transforma em mesa de estudo. Para quartos infantis, os mezaninos são muito bem-vindos. Eles podem comportar um cantinho de brincadeira ou estudo na parte de baixo e a cama em cima, com o acesso feito por uma escada.

Se jogue nas araras, estantes e objetos aramados

Como organizar quarto pequeno: casal, solteiro ou infantil

Com os papéis de parede e revestimentos, as paredes já deixaram de ser apenas uma superfície de apoio para se transformarem em peças de decoração. Hoje, elas ganham outra função: a de ajudar na organização de cômodos compactos. Para não atrapalhar a circulação dos moradores dentro do quarto com mais móveis e outros objetos de chão, uma boa opção é apostar nas araras, prateleiras e outros objetos aramados, como cestas com ganchos. Além de criar uma decoração mais despojada, você ganha novos espaços. Tanto no quarto de solteiro quanto no de casal, os nichos e prateleiras servem para colocar objetos favoritos, livros e até peças de vestuário.

Camas com mais de uma função servem para casais e solteiros

Como organizar quarto pequeno: casal, solteiro ou infantil podem se beneficiar dessas dicas

No quarto de casal, a cama é um dos pertences mais importantes. Para os que estão saindo de uma vida de solteiro, acostumar com uma cama que tem o dobro do tamanho ocupando espaço pode ser complicado. Mas ó: com um pouco de planejamento ela pode uma grande aliada! Procure por modelos que sejam baú, aqueles em que a cama possui um compartimento embaixo onde você pode guardar seus pertences. Outras versões especiais para quarto pequeno são as que têm gaveta na parte de baixo para você guardar peças do seu vestuário, roupas de cama e o que mais precisar. Além de um bom sono, você ainda ganha um novo estilo de armário.

Bônus: cores e objetos que dão maior amplitude

Como organizar quarto pequeno: casal, solteiro ou infantil podem se beneficiar dessas dicas

Na arte da decoração existem algumas dicas e usos de objetos que podem dar novas sensações ao ambiente, até mesmo aumentá-lo. Um deles é o uso de cores claras, principalmente o branco. Em um quarto pequeno, ele vai ajudar a iluminar e dar uma sensação de maior amplitude. Os espelhos tambêm têm uma função especial na hora de ampliar o cômodo: para isso, você pode posicioná-los em grandes espaços, como em paredes atrás da cama ou nas portas do armário.