Lavar a louça é aquela história: alguns até gostam, mas a maioria corre o máximo que pode. Mesmo que você seja desse segundo grupo, fugir dela é praticamente impossível no dia-a-dia: a gente sempre quer uma cozinha organizada, né? Para acabar com esse pavor de lavar louça, a personal organizer Rafa Oliveira separou algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia e transformar esse momento em uma atividade bem mais leve e rápida. Quer saber como? A gente te conta!

Adote alguns cuidados antes de começar a lavar

Como lavar louça: aprenda o jeito certo com a personal organizer Rafa Oliveira

Para poupar tempo na hora de lavar louça, existe uma série de diquinhas que a gente pode incluir na nossa rotina. Antes de começar a colocar a mão na massa, o conselho da Rafa é que você raspe as sobras de alimento que ficaram nos pratos. Para isso, você pode usar os próprios talheres ou os guardanapos usados durante a refeição (para economizar). Em seguida, separe as suas louças em famílias: pratos com pratos, talheres com talheres, copos com copos. Assim, você vai lavando um grupo por vez e fica muito mais organizado. Comece lavando os utensílios menos sujos, como os copos. Se você tiver uma cuba dupla ou tripla, reserve um dos espaços para colocar o que está limpo separado do sujo. Ah, e use sempre uma esponja de limpeza macia para não arranhar os talheres ou tirar a aderência das panelas.

Lavar a louça mais rápido e com higiene? Tem jeito!

Como lavar louça: aprenda o jeito certo com a personal organizer Rafa Oliveira

Para deixar a hora da lavagem mais prática, uma dica é deixar as louças de molho em água quente com detergente neutro concentrado - ele vai soltar todas as gordurinhas difíceis. Se estiver muito engordurado, você também pode colocar um pouco de vinagre branco de álcool para ajudar. A gente sempre corre das panelas, né? Mas calma, a Rafa tem uma super dica para que a limpeza delas fique muito mais fácil: enquanto estiver limpando os outros utensílios, deixe as panelas de molho com vinagre branco de álcool, detergente neutro concentrado e água fervendo. Quando você for pegar para lavar, vai ser muito mais fácil e rápido! E, se a sua cozinha possuir torneiras de monocomando ou misturadores, aproveite para usar a água quente deles para retirar a sujeira com mais facilidade.

O pós-louça também é importante!

Como lavar louça: aprenda o jeito certo com a personal organizer Rafa Oliveira

Depois que já estiver tudo limpinho, é hora de deixar os utensílios no escorredor para que eles sequem naturalmente. Tenha atenção redobrada com as facas: elas precisam ficar sempre com a ponta para baixo para não causar acidentes. Mas ó: depois que tudo secar, não é nada lucrativo deixar os pratos, copos e talheres em cima da pia. Além deles correrem o risco de ficar sujos novamente enquanto estamos cozinhando ou utilizando a pia, a exposição deles pode dar a impressão de uma cozinha desorganizada. Por fim, não esqueça de limpar, também, a parte interna da cuba, a bancada e a torneira, além de fazer a higienização da esponja. Esse último passo é bem simples: você só precisa colocar a esponja dentro do microondas por volta de 1 minuto, com um papel toalha embaixo e pronto, ela já está preparada para a próxima rodada!