A tela mosquiteira é um utilitário indispensável para quem vive em um local com muitos mosquitos e, provavelmente, já teve dificuldade para dormir à noite por causa desses insetos. É verdade que eles podem causar muita dor de cabeça, principalmente no verão e outras épocas quentes. Eles também podem ser vetores de algumas doenças, como a dengue e a zika. A boa notícia é que, graças a este acessório, você não precisa deixar as janelas fechadas para se livrar dos mosquitos, basta instalá-los para manter os insetos fora da sua casa. Lá no canal Casa de Verdade, a Paloma Cipriano ensinou como instalar a tela mosquiteira de uma forma rápida e super fácil: vem aprender para manter sua casa livre dos bichinhos!

Você vai precisar de:

Tela mosquiteira
Velcro autoadesivo
Trena
Tesoura

1# Comece medindo a sua janela

Como instalar tela mosquiteira em casa: aprenda a livrar sua casa de insetos

O primeiro passo para instalar a sua tela mosquiteira é medir a janela com uma trena. Não meça apenas o tamanho do vidro, é preciso incluir o batente na medida para fazer uma tela que te proteja bem contra os mosquitos. Nesse momento, não se esqueça de deixar 5,5 centímetros extras de cada lado. Essa borda será importante na hora da instalação. Se sua janela tiver um tamanho padrão, também é possível encontrar opções de tela já com velcro - ainda mais fáceis de instalar.

2# Corte a tela no tamanho desejado

Como instalar tela mosquiteira em casa: aprenda a livrar sua casa de insetos

Depois de medir, é só pegar o rolo de tela mosquiteira e cortar exatamente no tamanho que você mediu - incluindo os 5,5 centímetros de cada lado. Essa borda será necessária na hora de fazer a barra de acabamento para colar o velcro. Para fazer o corte, é só utilizar uma tesoura comum e tomar cuidado para o corte ficar bem retinho.

3# Fazendo a barra de acabamento

Como instalar tela mosquiteira em casa: aprenda a livrar sua casa de insetos

Fazer o acabamento da sua tela mosquiteira é bem simples. Para começar, faça duas dobras em cada uma das laterais: uma com 0,5 centímetro e outra com 2,5 centímetros. Essa dobra vai servir como uma espécie de bainha para a tela, então é preciso costurá-la. Você pode mandar costurar - se não tiver uma máquina de costura - ou fazer você mesmo. Repita isso em cada um dos lados da tela. Depois, faça um corte nas diagonais da barra e a junção das quinas, para o acabamento ficar perfeito.

4# Colocando o velcro na tela

Como instalar tela mosquiteira em casa: aprenda a livrar sua casa de insetos

O velcro autoadesivo deve ser colocado na barra de acabamento. Cole o velcro macho nas extremidades da sua tela e o fêmea ao redor do batente da sua janela. Você pode colar o velcro ao redor de todo o perímetro da janela ou apenas em alguns pontos principais. É importante deixar a sua tela bem esticada, para garantir que os mosquitos não consigam passar. Pronto, sua tela mosquiteira super prática já está pronta e você e sua família podem ficar livres dos mosquitos!