As luminárias pendentes estão em alta - em modelos para todos os gostos, elas podem decorar da sala ao quarto e mudar o ambiente de um dia para o outro. Além disso, elas são excelentes para conseguir a iluminação perfeita, deixando o cômodo bonito e útil. Quer saber como instalar uma na sua casa sem ajuda profissional? Não tem muito mistério! Confira as dicas da Paloma Cipriano:

Você vai precisar de:

1 pendente com soquete e espelho

1 lâmpada

Alicate

Fita isolante

Colocando a mão na massa

1- Nunca mexa na parte elétrica da casa sem desligar o disjuntor - o risco é grande. Faça isso antes de começar a sua instalação. Se não souber qual das chaves é associada ao cômodo no qual você vai colocar a sua luminária, desligue todas.

Como instalar luminária pendente: passo a passo com a Paloma Cipriano

2- Prepare a luminária: tanto os fios dela quanto os do teto deverão ser desencapados com um alicate. Mas cuidado para não desencapar o fio por inteiro: é só na ponta!

3- Parafuse um suporte para luminária no seu teto. Passe os fios da luminária por dentro do furo central do suporte e prenda os fios de cobre (ou seja, os pedaços desencapados) um no outro, respeitando as cores que indicam qual fio corresponde ao outro. Gire no mesmo sentido até os dois ficarem bem firmes. Para isso, utilize um alicate.

Como instalar luminária pendente: passo a passo com a Paloma Cipriano

4- Depois de unidos, passe fita isolante individualmente em cada um dos dois fios que ficaram. Esse passo é muito importante: os fios não devem se encostar para não gerar curto-circuito.

5- A base de algumas luminárias é bem leve e basta você encaixar para instalar. Caso a sua não seja tão leve assim, fure o teto e parafuse bem. Coloque a lâmpada da luminária e teste. Viu que fácil?