Como instalar conversor digital: passo a passo com as dicas de um especialista

O conversor digital é um eletrônico indispensável nas casas de quem ainda possui aparelhos de televisão que recebem o sinal analógico de TV. Isso acontece por causa do desligamento desse sinal, que começou ano passado em algumas cidades do país e, até o final de 2018, já vai ter chegado a grande parte do Brasil. Nesse processo de transição, é normal que muita gente fique com dúvidas sobre como instalar conversor digital. Por isso, o Casa de Verdade conversou com o Bruno Luiz, colaborador do setor de Eletrônica da Leroy Merlin Barra da Tijuca e ele explicou o passo a passo da instalação do produto.

Como instalar conversor digital: o passo a passo é bem simples

Ao contrário do que se pode imaginar, a instalação do conversor digital é bem simples e não necessita de ferramentas especiais. Confira, abaixo, as instruções dadas pelo Bruno:

Como instalar conversor digital: passo a passo com as dicas de um especialista

1º passo: Para fazer a instalação, primeiramente, é necessário colocar o fio da antena na entrada do conversor digital. Enrosque o encaixe até o fio ficar bem preso;
2º passo: Depois disso, caso a televisão tenha a entrada HDMI, vai ser necessário conectar o cabo na TV e no conversor;
3º passo: Nos modelos mais antigos de TV que não contam com HDMI, essa etapa deve ser substituída pela conexão do cabo RCA (aquele com três ponteiras coloridas). Cada saída do cabo deve ser colocada na entrada do conversor e da TV de cor correspondente a ela: uma na vermelha, uma na branca e uma na amarela E pronto: seu conversor digital já está instalado.

OBS: não deixe de organizar os cabos dos aparelhos que ficam no seu rack!

A qualidade da recepção do seu sinal de TV determina o tipo de antena a ser instalado

A antena é um dos principais elementos que garantem o bom funcionamento do conversor digital. É ela que vai transmitir, para o aparelho, o sinal analógico de TV a ser convertido. O modelo de antena a ser utilizado por você vai ser determinado pela qualidade da sua recepção. “Se o sinal de televisão chegar bem na sua casa, você vai precisar da antena interna. Se não for muito bom, você vai precisar da antena externa, que fica do lado de fora”, explicou o especialista. Quanto à instalação de cada uma dessas antenas, a que dá um pouco mais de trabalho é a externa: “Para colocar a antena externa, você vai precisar furar a parede do lado de fora de casa para prender o suporte e posicionar a antena numa direção que capte melhor o sinal”. A antena interna, por sua vez, pode ficar dentro de casa, perto da televisão.

Bônus: fique atento às especificações da sua antena antes da compra

Caso a instalação da antena externa seja necessária na sua casa, vale a pena ficar atento a um detalhe: o cabo coaxial, responsável pela transmissão do sinal. A maior parte dos modelos disponíveis no mercado não vêm com ele, portanto, você precisa comprar separadamente, já que ele é indispensável para o funcionamento do aparelho. Ao mesmo tempo, também é possível encontrar algumas antenas externas que já disponibilizam o cabo. Não deixe de avaliar as opções disponíveis para adquirir a que atender melhor às suas necessidades.