Que tal incrementar a decoração da sua casa com uma luminária de globo no estilo Pinterest? É exatamente isso que a designer de interiores Karla Amadori vai te ensinar a fazer hoje. Com um globo terrestre escolar simples, desses que você encontra facilmente por aí, dá para transformar a iluminação do seu quarto e deixar o ambiente mais dinâmico, moderno e com um toque de exclusividade. Para ajudá-lo a transformar o pequeno “mundo” na sua nova fonte de luz e deixar sua casa mais bonita, é só continuar lendo e seguir o passo a passo!

O que você vai precisar para fazer a sua nova luminária de globo

1) Globo terrestre

2) Tinta Spray

3) Furadeira

4) Broca serra copo

5) Broca fina

6) Caneta

7) Acetato

8) Tesoura

9) Cola instantânea

10) Fio montado com interruptor

11) Soquete

12) Chave de fenda

13) Lâmpada (no vídeo, Karla usa o tamanho E14)

14) Equipamentos individuais de proteção, incluindo luvas, óculos de proteção e máscara

Como fazer a luminária de globo: passo a passo

Desmontando o globo terrestre; pintando a haste do globo; furando o globo com uma serra copo; fazendo um molde com a tampinha em acetato

1º passo: A primeira coisa a ser feita é tirar o globo da haste. Isso é importante porque vamos fazer coisas diferentes com cada componente do objeto, então fique atento para não danificar nada, ok?

2º passo: É hora de pintar o suporte, que agora está livre do globo. Retire ainda a base de proteção inferior, para que seja possível tingir o objeto por completo. Coloque luvas, máscara e óculos de proteção antes de aplicar a tinta spray, que pode ser da cor que você preferir. Não se esqueça de agitar um pouco o frasco para que a tinta se misture bem antes da aplicação.

3º passo: Enquanto a tinta seca, pegue o globo que tinha ficado de lado e faça um furo com a broca serra copo na base, de forma centralizada. Para conseguir o resultado ideal, deixe o furo menor que o globo já tem bem no meio da broca no momento de posicionar. Tome cuidado para o globo não acabar girando durante o corte. Não se esqueça de guardar a tampinha.

4º passo: Desenhe na folha de acetato um círculo um pouco maior que a tampinha que sobrou do globo. Você pode usar a lata de tinta spray como molde, mas também será necessário fazer o círculo menor, bem no meio. Para isso, a tampinha pode funcionar.

Cortando o círculo de acetato e deixando o caminho da tesoura evidente

5º passo: Recorte o círculo desenhado e vá com a tesoura até o centro do molde para recortar o círculo menor também. Esse corte único será importante mais tarde.

Colando o circulo cortado em posição mais côncava e colocando a tampinha do globo no círculo

6º passo: Usando a cola instantânea, cole a parte cortada do molde sobrepondo um pouco as duas pontas, de forma que o círculo do acetato tome uma forma levemente côncava. Feito isso, cole a tampinha a esse molde.

Pintando os círculos colados, furando o globo, passando o fio pela haste e passando os círculos pintados pelo fio.

7º passo: Pinte os dois círculos colados com a mesma tinta spray usada para pintar as hastes, lembra?

8º passo: Faça furos com a broca fina contornando os continentes do globo. No final, eles darão um efeito bem delicado na luminária.

9º passo: Passe o fio montado com o interruptor pela parte inferior do suporte do globo, tomando o cuidado para não puxar demais.

10º passo: Passe também os fios por aquela base que fizemos com os dois círculos e puxe-a para baixo, para que fique coladinha com a haste.

Conectando os fios no soquete; ajustando a lâmpada no soquete.

11º passo: Em seguida, passe os fios pela tampinha do soquete. Para fazer a ligação elétrica, é só ligar cada ponta do fio aos terminais presentes no objeto e aparafusar usando uma chave de fenda.

12º passo: Feche o soquete e encaixe a lâmpada.

Recolocando o globo na haste

13º passo: Monte o globo delicadamente e certifique-se de que todas as peças estão firmes em seu devido lugar.

Mulher sorrindo ao lado de luminária de globo terrestre.

E pronto! Agora é só ligar sua luminária globo terrestre na tomada e ver o resultado! A decoração da sua casa nunca será a mesma!