Banheiro de apartamento alugado: como atualizar azulejos antigos e decorar do seu jeito

A gente sabe. Você não aguenta mais conviver com o banheiro do seu apartamento alugado: ele tem manchas demais, aspecto de velho e, possivelmente, tem problemas de iluminação. Dá para acabar com tudo isso de maneira fácil, rápida e barata. Melhor ainda: é possível transformar o cômodo mais problemático no espaço com mais personalidade da casa. Para te ajudar nisso, reunimos aqui algumas dicas sobre como valorizar as paredes, a luz e os detalhes do seu banheiro.

Não gosto dos azulejos, e agora?

Para contornar esse problema, uma boa opção é fazer uso da tinta epóxi, que pode ser aplicada por cima dos azulejos e tem grande resistência à umidade ou produtos químicos. Essa é uma tinta relativamente barata que vai dar, imediatamente, uma outra cara para o seu banheiro alugado. Mesmo assim, é preciso avisar a imobiliária dessa modificação, já que ela será permanente.

Banheiro de apartamento alugado: como atualizar azulejos antigos e decorar do seu jeito

Mas se você quer algo mais diferente e moderno, pode apostar nos adesivos para azulejos, disponíveis em diversos formatos, estampas e cores. Esses adesivos são de fácil remoção para o dia em que você for devolver o apartamento e não te obrigam a aplicá-los em uma parede inteira, como aconteceria com a tinta ou um papel de parede.

Não me sinto bem ao me olhar no espelho

A iluminação precária é um problema recorrente em apartamentos alugados, principalmente nos banheiros. Por conta disso, sugerimos que você invista em lâmpadas adequadas e espelhos que otimizem isso. Por ser um ambiente em que é necessário se ter muita luz, seja para se maquiar, fazer a barba ou uma depilação, o espelho pode ajudar a aumentar a luminosidade se colocado em uma posição que valorize o seu corpo. Você pode optar por formatos mais arredondados ou retangulares, pode preferir pendurar o novo espelho como o antigo ou simplesmente deixar sua nova aquisição apoiada atrás da pia, o importante é que ele seja amplo e posicionado de uma forma que a luz não gere sombra no rosto.

Mesmo que o banheiro seja alugado, ele precisa ter a sua cara

Algumas mudanças que parecem radicais podem não ser tão radicais assim. Esse é o caso das cortinas do box e dos puxadores de gaveta. Talvez seja caro demais instalar um blindex, mas que tal comprar uma cortina que tenha mais a ver com você e colocá-la no lugar da velha, que já tem manchas e pequenos buracos? O mesmo pode ser feito com os puxadores das gavetas e dos armários. Você mesmo pode trocá-los, colocando alguns modelos divertidos no lugar. Lembrem-se, porém, de guardar os antigos para que eles possam ser devolvidos aos armários quando você sair do apartamento.

Banheiro de apartamento alugado: como atualizar azulejos antigos e decorar do seu jeito

Invista nos detalhes fáceis de mudar de lugar

Você pode adicionar pequenos toques de vida e natureza ao seu banheiro sem ter muito trabalho com isso. Um boa ideia é colocar um cesto de roupa suja que seja feito de fibra ou palha, por exemplo, aliando funcionalidade à decoração. Para as toalhas, opte por estampas que representem a sua personalidade, assim com os tapetes de chão. Se não houver muitos armários, invista em um pequeno banquinho de madeira natural. Sobre ele, você pode colocar alguma pequena planta para dar um ar mais vivo ao seu banheiro.

Se você quiser saber mais sobre o que pode ou não fazer, o legal é entrar em contato com o proprietário do apartamento. A conversa é o primeiro passo para você ter a liberdade que sempre quis e não ter problemas maiores quando deixar o imóvel.