A hora de começar a decorar a casa é, provavelmente, a parte mais legal de uma reforma. É o momento que nós colocamos a nossa própria personalidade nos móveis, cores e artigos em geral. E o melhor é que nem precisa de muito para alcançarmos esse sentimento de renovação de energia que só uma boa decoração de casa traz: mudar a cor de uma parede, investir numa peça nova ou até mudar as cortinas já vale. Por mais simples que pareça, eles fazem toda a diferença e têm a capacidade de deixar o nosso ambiente mais vivo. Se você está começando a sua decoração agora e está um pouco perdido no que fazer, o designer Paulo Biacchi preparou dicas bem legais para te ajudar a começar os trabalhos em casa.

Acredite no poder de uma boa (nova) pintura

Como começar a decorar a casa: Paulo Biacchi dá dicas de como dar o primeiro passo

Se você não sabe por onde começar, o primeiro grande passo são as tintas que, além de decorarem, não exigem um custo alto. Mudar a cor de uma parede ou de todas tem o poder de transformar o seu ambiente na mesma hora: inclusive faz parecer que todas as outras mobílias foram mudadas. Ainda é possível fazer uma série de efeitos e texturas diferentes nas paredes. E lembra que a gente falou que o investimento para isso tudo não é alto? De acordo com Paulo Biacchi, para pintar duas paredes grandes você vai precisar apenas de uma lata de tinta de menos de 1 litro.

A famosa urban jungle é muito bem vinda

Como começar a decorar a casa: Paulo Biacchi dá dicas de como dar o primeiro passo

Você já deve ter visitado ou visto casas que são cheias de plantas naturais no seu interior, certo? Se sim, então você conhece a tendência de decoração urban jungle. Na sua tradução literal, significa floresta urbana e é basicamente essa a ideia: encher o interior de plantas para deixar o ar mais puro, com aquele cheirinho de mato e, claro, uma decoração incrível. Para Paulo Biacchi, essa é uma das melhores alternativas porque, além de melhorar o ar da sua casa, você também não gasta muito já que as plantas são bem baratinhas. Ainda dá para aproveitar e decorar com vasos em modelagens que tenham a sua cara.

Busque por estantes para deixar a decoração mais vertical

Como começar a decorar a casa: Paulo Biacchi dá dicas de como dar o primeiro passo

Estantes são objetos simples, mas que, dependendo do estilo escolhido, podem fazer toda a diferença naquele cantinho que você não sabe muito bem o que fazer. Existem vários modelos de altura, materiais e formatos diferentes no mercado - é difícil não achar um que combine com você e a sua casa. Outra grande vantagem da estante é que ela torna a decoração mais vertical, fazendo um contraste com os sofás, tapetes e mesinhas e deixando o ambiente mais “levantado”.