A churrasqueira pré-moldada é uma das principais apostas para quem está buscando adicionar um cantinho para lazer e diversão em casa depois de uma reforma ou obra. Seu maior diferencial fica, justamente, na forma como é montada: ao invés de ser uma peça inteira, ela é adquirida numa embalagem com módulos separados que precisam ser montados antes do uso. Para tirar suas dúvidas sobre os diferentes modelos de churrasqueira pré-moldada, nós conversamos com o Glaucio Lima, colaborador da seção de churrasqueiras da Leroy Merlin Barra da Tijuca. Confira as dicas dele aqui embaixo!

As diferenças entre os tipos de churrasqueira pré-moldada

Churrasqueira pré-moldada: conheça os tipos e diferenças

Quando você for comprar a sua churrasqueira pré-moldada, vai encontrar pela frente modelos feitos com diversos materiais e acabamentos. Por isso, saber exatamente as propriedades de cada uma delas é essencial antes de fazer a escolha do modelo - e o Glaucio explicou pra gente a diferença entre eles. As churrasqueiras pré-moldadas de alvenaria são aquelas formadas por tijolinhos e que criam o modelo clássico de churrasqueira. "Também existem as de concreto refratário e as de aço. Entre essas duas, a maior diferença fica por conta do acabamento: a de concreto é mais bruta, enquanto a metalizada tem um aspecto mais gourmet e decorativo”, explica.

Além da churrasqueira pré-moldada é necessário adquirir alguns acessórios

Churrasqueira pré-moldada: os tipos de alvenaria, concreto, aço, tijolo e as diferenças

Assim como acontece com os outros tipos desse produto, a churrasqueira pré-moldada pede uma série de acessórios para ser usada no dia a dia. Junto com ela, você já recebe uma grelha, um porta espeto e um cinzeiro, mas vai precisar adquirir, separadamente, outros utensílios. Confira as sugestões do Glaucio: “O acessório que as pessoas mais costumam levar quando compram uma churrasqueira pré-moldada é o duto, que é encaixado na parte de cima do aparelho para fazer a vazão da fumaça; o chapéu chinês também é necessário para a contenção da fumaça”, diz. Além disso, você também pode comprar outras grelhas e espetos (algo que também é necessário para os modelos a gás do utensílio), grills rotatórios e grills de elevação, buscando otimizar o uso da sua churrasqueira pré-moldada. Caso você deseje aumentar ainda mais a funcionalidade da sua churrasqueira pré-moldada, pode adaptar um forno a ela: “para isso, basta fazer uma bancada e colocar o forno em cima", conta Glaucio.

Existem modelos de churrasqueira pré-moldada recomendados para diferentes ambientes

Outro detalhe que deve ser levado em consideração no momento de adquirir a sua churrasqueira pré-moldada é o local onde ela será instalada: dependendo de onde for, o material do seu produto deve ser adaptado. “Nossa primeira recomendação é que a churrasqueira seja sempre instalada em locais cobertos, para evitar os efeitos das intempéries do tempo, como sol, chuva e outros. Nesse aspecto, as de concreto são as mais resistentes. Ao mesmo tempo, elas também são muito pesadas e, por isso, são mais indicadas para jardins. No caso de varandas de apartamentos, por exemplo, o ideal é escolher os modelos de metal, que são mais leves - além de ter um potencial decorativo maior para varandas gourmet", explicou Glaucio. E aí, já sabe qual vai ser o modelo de churrasqueira pré-moldada da sua casa?