Casas com conceito aberto: dicas de uma designer de interiores para fazer essa tendência funcionar para você

As casas com conceito aberto são o sonho de consumo de 4 em cada 5 pessoas que ama o mundo da decoração e busca referências para os ambientes de casa pela internet. Geralmente aplicado nas salas, cozinhas e copas, o conceito aberto se caracteriza por cômodos que parecem um só visualmente, mas que mantêm as funcionalidades bem divididas no dia a dia. É uma boa técnica para dar amplitude em espaços pequenos e, também, para aproveitar os apartamentos e casas grandes. Para te ajudar a colocar a tendência em prática na sua casa, nós conversamos com a designer de interiores Nataly Aguiar. Dá uma olhada nas dicas dela aqui embaixo!

Acertar na delimitação e integração dos espaços é a parte principal de um projeto com conceito aberto

Casas com conceito aberto

Pode parecer fácil quando você fala sobre ou olha para as fotos do Pinterest, mas quase todos os projetos de casas com conceito aberto contam com profissionais como a Nataly para deixar tudo bem harmônico. Para não errar na delimitação dos espaços, por exemplo, ela gosta de usar alguns coringas: “o espaço com conceito aberto é bem delimitado com móveis e elementos de marcenaria. Às vezes, uma estante vazada, um pequeno aparador ou, até mesmo, um balcão de refeição conseguem ter o seu uso comum aos dois cômodos e podem delimitar espaços em um ambiente aberto”. Além desses móveis, você também pode usar um outro truque da Nataly para este tipo de ambiente: “quando faço um projeto com conceito aberto, gosto muito do uso do espelho para causar a sensação de mais amplitude e integração dos cômodos como um todo”. Dica bônus: caso você tenha uma parede comum nos dois espaços, aposte na mesma cor ou revestimento para dar um ar de “uma coisa só” para tudo — o metro white é uma boa opção para esse truque!

Misturar os estilos de decoração é o principal erro nas casas com conceito aberto

Casas com conceito aberto: dicas de uma designer de interiores para fazer essa tendência funcionar para você

Conseguir integrar os ambientes não é o suficiente se você quer acertar em todos detalhes da sua casa com conceito aberto. Mandar bem na decoração, que deve ser parecida, mas ainda assim diferente, é necessário — e a Nataly deu umas dicas de como você pode conseguir isso! “O maior erro num projeto de casas com conceito aberto é misturar os estilos de forma que não fique harmonioso. Para fazer com que a decoração de cada um dos cômodos converse entre si, você pode apostar nos mesmos tons de marcenaria nos móveis para criar espaços integrados. Além disso, também é possível destacar pequenos móveis ou objetos decorativos com cores mais marcantes nos dois ambientes”, ela explica.

Fique atento aos cuidados necessários no momento de transformar sua casa convencional em uma com o conceito aberto

Casas com conceito aberto

Se você já mora em apartamentos com estilo loft ou está construindo a sua casa e quer apostar nesse conceito, fica bem fácil conseguir acertar na decoração e na estrutura. Mas para quem deseja fazer uma obra para isso, vale a pena planejar tudo direitinho. “Acredito que você deve integrar os espaços se quiser algo mais funcional e prático para o dia a dia”, afirma Nataly. Se você prefere estilos de decoração mais clássicos, por exemplo, é melhor permanecer com a estrutura tradicional. Mas se a intenção é derrubar parede mesmo, vai com tudo! Só fique atento a um detalhe: você deve se certificar que essa parede não tem nenhuma coluna ou viga de sustentação para a casa ou o prédio como um todo. Cheque esse detalhe na planta antes de planejar o resto para ter certeza que vai ser possível colocar a casa dos sonhos em prática!