Cadeira de banho, banco ergonômico e mais: descubra a importância desses facilitadores de banheiro para a acessibilidade dentro de casa

Se estamos acostumados a decorar e reformar a nossa casa sempre levando em consideração o uso de materiais que tornam o nosso dia a dia mais prático, esse cuidado deve ser redobrado com idosos e/ou portadores de deficiência. A acessibilidade é um tema muito importante e não precisa de um investimento grandioso ou de uma reforma trabalhosa para deixar a sua casa pronta para receber alguém com mobilidade reduzida. Caso você ainda não saiba como começar esse processo, nós vamos te explicar a importância e o que são esses facilitadores como cadeiras de banho, torneiras especiais e barras de apoio.

Como tornar o banho mais acessível

Cadeira de banho, banco ergonômico e mais: descubra a importância desses facilitadores de banheiro para a acessibilidade dentro de casa

A colocação de cadeiras e bancos de banho permite que esse momento fique bem mais confortável para os portadores de deficiência e idosos. O uso desses facilitadores é de extrema importância, principalmente dentro dos boxes de banheiro. Isso porque são áreas que estão constantemente molhadas, portanto, precisam de atenção redobrada. Esses são utensílios compostos por cantos arredondados e superfícies antiderrapantes, além de furos para facilitar que a água escorra corretamente. No caso da cadeira de banho, elas possuem pernas com propriedade antiderrapante para dar maior sustentação para as pessoas que são mais pesadas. Os bancos de banho ficam fixados na parede e ocupam menos espaços de circulação. São possibilidade simples e de baixo investimento para tornar o seu banheiro mais confortável e acessível, sem precisar de grandes reformas.

Barras especiais facilitam a locomoção dentro dos banheiros

Cadeira de banho, banco ergonômico e mais: descubra a importância desses facilitadores de banheiro para a acessibilidade dentro de casa

A instalação das chamadas barras de apoio dentro dos banheiros é uma verdadeira aliada para vencer obstáculos como umidade e falta de espaço. Quem é portador de deficiência ou convive com idosos em casa, sabe que qualquer falta de de atenção ou uso inadequado de espaço pode causar um acidente. Para evitar que isso aconteça é que nós vamos atrás da instalação de barras de apoio lateral. Elas são fixadas nas paredes respeitando a altura ideal e proporcionam maior segurança para a movimentação de portadores de deficiência e/ou idosos. É indicado que a instalação das barras de apoio seja feita próxima aos vasos sanitários e dentro do box.

Bancos ergonômicos ajudam na hora de usar o vaso sanitário

Cadeira de banho, banco ergonômico e mais: descubra a importância desses facilitadores de banheiro para a acessibilidade dentro de casa A gente provavelmente não pensa nisso, mas a melhor posição para fazer as necessidades no banheiro é a de cócoras. Antigamente, era a posição que a maioria da população do mundo usava e, em alguns países, continua sendo muito popular. Para pessoas que sofrem com prisão de ventre, essa pode ser uma verdadeira ajuda na hora de ir ao banheiro. Caso você queira experimentar, é simples: basta usar o banco ergonômico. É uma peça que fica encaixada na parte de baixo do vaso sanitário para que se possa apoiar os pés e, assim, facilitar a evacuação.

Torneiras Especiais

Cadeira de banho, banco ergonômico e mais: descubra a importância desses facilitadores de banheiro para a acessibilidade dentro de casa

Além dos bancos de banho e ergonômicos, acessórios simples como as torneiras também podem melhorar a acessibilidade dentro dos banheiros e cozinhas. É o caso das chamadas torneiras especiais, que são operadas a partir de alavancas para ajudar as pessoas que possuem limitações nos movimentos dos braços. Uma pequena mudança que pode facilitar muita coisa.

Fique atento à disposição dos utensílios para melhor locomoção no banheiro

Não basta apenas escolher as melhores peças, é preciso fazer a sua instalação da forma mais correta possível para que ela exerça o seu papel de forma eficiente e não atrapalhe a locomoção dentro dos banheiros. Para não errar, o melhor é seguir a norma técnica NBR 9050, da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). Ela diz que as pias, por exemplo, devem ser instaladas a uma altura de no máximo 85 cm. Outro conselho é quanto aos boxes, que devem possuir cortinas ao invés de portas de vidro. Espelhos e armários também precisam de cuidado: não podemos esquecer que tudo precisa estar ao alcance dos usuários do cômodo para que eles consigam usar de forma independente.