Cadeado com segredo, alarme e mais: conheça os tipos e usos mais comuns e eficientes

Se você quer investir em segurança, mas não sabe muito bem por onde começar, uma boa dica é conhecer melhor o item mais básico que há nesse quesito: o bom e velho cadeado. Muito usado para trancar portas e portões de casas, ele é uma peça bem simples, resistente e com um funcionamento super fácil. O que pouca gente sabe é que ele pode ter várias utilidades: existem modelos para proteger armários, gavetas e até mesmo bicicletas e objetos maiores. Para te ajudar a escolher o cadeado certo, o Casa de Verdade separou uma lista com os tipos mais comuns e eficientes. Dá uma conferida:

1 - Cadeado com segredo está entre os preferidos

Cadeado com segredo, alarme e mais: conheça os tipos e usos mais comuns e eficientes

Você já deve ter visto por aí algum modelo de cadeado com segredo: ele é bem simples, funcional e um dos mais requisitados para a segurança. O diferencial desse modelo é que ele permite que você faça a combinação de números que quiser - sem precisar de uma chave para trancar ou destravar. Na maioria dos modelos, você só precisa pensar em uma combinação de três dígitos e, então, registrá-la como senha fixa. Ou seja: se você vive esquecendo de carregar a chave, mas é ótimo em memorizar senhas, esse é o cadeado de melhor custo x benefício.

2 - Cadeado com digital é a opção mais moderna que você vai encontrar

Você sabia que tem como colocar a sua digital para fechar um cadeado? Pois é, esse modelo sofisticado é bem mais difícil de encontrar que os demais, mas também já existe por aí. Ele é perfeito para quem quer personalizar a segurança: não há chaves ou combinações de números capazes de destrancá-lo. Geralmente, ele vem com um leitor de digitais posicionado bem na frente. Então, é só registrar o seu dedo no sistema e usar o cadeado para proteger o que quiser: pode ser alguma porta de armário, gaveta ou até mesmo um cofre.

3 - Você também pode recorrer ao modelo com cabo resistente

Cadeado com segredo, alarme e mais: conheça os tipos e usos mais comuns e eficientes

Sabe aquele cadeado que, geralmente, usam para prender bicicletas? Ele também pode ser útil para proteger portões ou até mesmo notebooks e aparelhos de informática. O que diferencia este modelo dos demais é que ele possui um cabo feito de aço revestido por uma borracha ou plástico mais resistente - o que também permite que ele fique exposto a chuvas e intempéries. Além disso, o cadeado com cabo pode ser enrolado em peças maiores (o que os cadeados menores não conseguem fazer) e, assim, garantir mais segurança. O sistema de trancamento é o que pode variar: ele pode ser preso por uma chave simples ou por um sistema de segredo com números - é só escolher o modelo.

4 - Já ouviu falar do cadeado com alarme?

É até difícil de acreditar que exista algum cadeado capaz de emitir som, mas esse modelo realmente existe e também garante uma segurança acima do normal. O alarme é feito para indicar alguma possível violação - então, em qualquer tentativa de abrir o cadeado sem a chave correta, o alarme é disparado. Você também pode desativar o modo “alarme” seguindo as instruções do fabricante e o melhor é que ele tem a mesma aparência dos cadeados simples, então também fica discreto no local.

5 - Você sempre pode recorrer ao básico

Cadeado com segredo, alarme e mais: conheça os tipos e usos mais comuns e eficientes

O cadeado com chave simples sempre está disponível para você usar: ele é o mais básico que existe e, na maioria das vezes, já é suficiente para garantir a segurança que você precisa. Feito de aço resistente, ele pode ser usado para trancar portões, janelas, cofres, bicicletas, motos, bolsas e até mesmo equipamentos de informática. O único detalhe é que você precisa da chave certa para abrir e trancar sempre que necessário. E aí, já escolheu o seu modelo de cadeado?