Viajar é um dos momentos deliciosos da vida, mas definir o que levar na bagagem de mão e como organizá-la pode ser um verdadeiro desafio. Além de escolher direitinho o que deve ir com a gente e fazer tudo caber na mala, ainda temos que ter o cuidado de não danificar as peças durante o trajeto. Falando assim, parece até missão impossível, né? Mas calma, você está prestes a desmistificar essa ideia com a ajuda dos famosos organizadores e das dicas da Rafa Oliveira.

1 - Pense em como será a sua viagem e faça uma checklist para não esquecer nada

Bagagem de mão: o que levar e como organizar passo a passo

O primeiro passo na hora de arrumar a sua mala é pensar em qual tipo de viagem você está fazendo. Com a cidade definida, isso fica bem mais fácil porque as características do lugar devem estar alinhadas com o que será levado na bagagem de mão. Vai passar um tempo fazendo trilha? Na praia? Ou se divertindo em grandes centros urbanos? Para cada lugar, existem itens que se encaixam melhor e que vão te deixar mais confortável. Para isso, confira sempre o clima do destino nos dias em que você ficará viajando e faça uma checklist no papel ou celular com tudo o que é essencial para passar os dias. Isso vai evitar que você acabe esquecendo alguma peça importante em casa. Com tudo escolhido, coloque ao lado da sua bagagem de mão e visualize se o tamanho da mesma está suficiente ou se você vai precisar de uma com maior espaço (isso evita o trabalho de tentar colocar tudo dentro e não conseguir).

2 - Organize suas roupas levando em consideração o peso e material de cada uma

Bagagem de mão: o que levar e como organizar passo a passo

Com a bagagem e acessórios definidos, é hora de colocar a mão na massa! Nós sabemos que as peças de roupa são feitas a partir de diferentes materiais, que podem fazer com que umas pesem mais que as outras, sejam mais grossas, mais fáceis ou difíceis de amassar. Fique atento a essas características porque elas vão te ajudar na hora da organização. Comece colocando as roupas mais pesadas no fundo da mala (perto das rodinhas) para não amassar as demais. Calças jeans, que são difíceis de amarrotar, podem ser arrumadas em formatos de rolinhos: dobre com o gancho para dentro para que o rolo fique menor, depois é só ir enrolando até que a calça fique bem pequena. Aí basta colocá-la em um cantinho da mala e pronto, você não ocupa muito espaço e nem danifica a peça!

3 - Use e abuse dos organizadores para evitar a bagunça

Bagagem de mão: o que levar e como organizar passo a passo

Não é novidade para ninguém que os organizadores facilitam e muito a nossa rotina dentro de casa , desde as caixas e cestos até as divisórias em gavetas. E dentro da bagagem de mão não é diferente! A Rafa Oliveira, por exemplo, utiliza no vídeo um produto voltado para a organização de lençóis como um organizador de roupas pessoais. Você pode utilizar modelos semelhantes e seguir a mesma regra do passo anterior: colocar as mais pesadas no fundo e as leves em cima. Desse modo, ao chegar na sua estadia, você só precisa tirar o organizador e elas vão estar todas protegidas/arrumadas. Isso evita aquela bagunça típica de viagem quando estamos escolhendo o que vestir. Outra dica é investir nas necessaires para colocar itens de higiene pessoal, jóias, maquiagem e objetos pequenos. Para os sapatos, opte pelos saquinhos de tecido - aqueles que normalmente já vêm junto com eles quando compramos - e não esqueça de arrumá-los no fundo da mala também, já que o peso pode fazer com que amassem as peças de pano.

4 - Aproveite as divisórias das malas

Bagagem de mão: o que levar e como organizar passo a passo

A maioria das bagagens de mão já vêm com algumas divisórias que não estão ali à toa: elas podem te ajudar bastante na hora da organização. Aquela rede que fica presa no interior pode ser usada para deixar as nossas peças íntimas separadas dos demais itens (não deixe de colocá-las em necessaires para a proteção!) e também para colocar outros objetos como sandálias e roupas de banho. Alguns modelos possuem uma trava, muito semelhante a um cinto de segurança, que pode ajudar a deixar as roupas todas no lugar durante a viagem. E, para finalizar, não deixe de acrescentar um casaco porque ninguém quer ser pego desprevenido em um avião frio ou uma temperatura de cidade mais baixa: agora sua bagagem de mão perfeita está pronta.