Ar condicionado 12000 BTUs: para quantos metros ele é indicado e a função quente que pouca gente conhece

Quando o assunto é escolher o ar condicionado para um ambiente, existem muitas questões a serem consideradas para se fazer uma boa compra. E com as altas temperaturas que fazem no Brasil, qualquer erro ao adquirir esse item pode fazer muita diferença, certo? Então, para evitar qualquer equívoco, trouxemos algumas dicas e a ajuda do especialista Camilo Lélis, que trabalha no setor de climatização da Leroy Merlin Barra da Tijuca. Com as informações abaixo sua pesquisa sobre o ar condicionado de 12000 BTUs vai ficar ainda mais completa, vem conferir!

Saiba quais cômodos são mais indicados para o modelo de 12000 BTUs

Se você está perdido nos termos ligados à escolha do ar condicionado e ainda não sabe o que a quantidade de BTUs representa, não precisa se preocupar que a gente te explica. A sigla BTU equivale à unidade que mede o índice de refrigeração dos ambientes e significa British Thermal Unit, ou Unidade Termal Britânica. Agora que já demos o primeiro passo e sabemos o significado, a etapa seguinte é entender se a potência de 12000 BTUs é a indicada para o cômodo desejado. “Em um ambiente residencial, ele é indicado para uma área de 20m² e, para um ambiente comercial, ele é indicado para uma área de 15m²”, esclarece Camilo. Também vale destacar que, de acordo com o especialista, os eletrodomésticos com 12000 BTUs de potência funcionam melhor em espaços como quartos e salas.

Economize comprando um ar condicionado 2 em 1

Poucas pessoas sabem, mas é possível aproveitar a compra do ar condicionado para ter dois produtos em um. Alguns modelos de 12000 BTUs possuem a função quente, dispensando a utilização dos aquecedores no inverno. Ao optar por esse tipo de eletrodoméstico, seu aparelho funcionará com a função quente e frio, podendo ser utilizado o ano inteiro. Camilo Lélis explica como o dispositivo trabalha essa outra utilidade: “A função quente também é conhecida como ciclo reverso. O aparelho funciona ao contrário do que quando está na função fria. Ele joga o ar quente para o ambiente e lança o ar frio para fora do ambiente”.

Como é o ar condicionado de 12000 BTUs em relação ao consumo de energia?

Agora que todas as questões de potência e locais de instalação foram solucionadas, chegou o momento do último ponto para auxiliar a sua escolha: o consumo de energia. Por atingir grandes espaços e - em alguns casos - ter dupla função, é normal pensar que o modelo é menos econômico, mas essa informação não é verdadeira. Camilo Lélis acredita que o gasto de energia de um modelo de 12000 BTUs vale mais a pena em comparação com um aquecedor elétrico. “Um aquecedor vai consumir em média 1500 watts de energia enquanto um ar condicionado de 12000 BTUs vai consumir apenas 1100 watts de energia para o mesmo serviço”, completa o especialista.