Apartamento sem área de serviço: soluções de onde armazenar produtos de limpeza e máquina de lavar

Nos apartamentos de hoje em dia, os cômodos costumam ser reduzidos e, muitas vezes, eles nem possuem uma área de serviço própria. Por isso, muita gente tem que se desdobrar para arranjar um espacinho para a máquina de lavar e todos os produtos que ela exige. Mas, antes de qualquer coisa, você precisa saber que o tamanho da máquina vai fazer MUITA diferença. Então a principal dica é não comprar uma máquina grande, que você sabe que não vai caber em lugar nenhum da casa. Existem modelos compactos (de até 40 centímetros de comprimento) que você pode facilmente encaixar na decoração. Para te ajudar a escolher o melhor lugar para armazenar os produtos - e criar uma mini lavanderia, quem sabe -, a gente separou dicas bem simples. Dá uma conferida!

1 - Você pode colocar a máquina em uma área embutida na parede

Apartamento sem área de serviço: soluções de onde armazenar produtos de limpeza e máquina de lavar

Está sofrendo com o clássico problema da falta de espaço? Resolver essa questão pode ser bem simples: se você não tem onde pôr a máquina, é só inventar um lugarzinho próprio pra ela. E a melhor maneira de garantir isso é fazendo um buraco na parede, onde a máquina ficará embutida (semelhante à instalação do ar-condicionado de janela, sabe?). O ideal é que esse espacinho fique dentro do banheiro, porque assim você não compromete a decoração da sala ou cozinha. Mas, se a sua parede não permite a realização de um buraco para o encaixe, também tem a alternativa da instalação da máquina ao lado do gabinete de banheiro (embaixo da bancada). Dá uma olhada na foto aqui de cima pra você ver como ela fica discreta e até ajuda na decoração!

2 - Coloque os produtos de limpeza dentro de caixas organizadoras

Apartamento sem área de serviço: soluções de onde armazenar produtos de limpeza e máquina de lavar

Para organizar os produtos de limpeza, a principal dica é sempre ter uma caixa organizadora (feita de plástico, de preferência), para deixá-los bem arrumados e reunidos no mesmo local. Assim, você evita uma bagunça desnecessária pelo banheiro e também facilita na hora de procurar um produto específico. Existem cestos retangulares que são ótimos pra isso, porque comportam de uma vez esponjas, detergentes, panos, flanelas, sabão em pó e tudo aquilo que você geralmente encontra em uma área de serviço. Se você também precisa de uma solução para colocar o varal de roupas, uma boa dica é adquirir um modelo de parede, que você pode instalar do lado de fora da janela. Assim, as roupas vão secar mais rápido e você nem vai precisar interferir na decoração do apartamento.

3 - Você pode fazer um armário só para a máquina e os produtos

Apartamento sem área de serviço: soluções de onde armazenar produtos de limpeza e máquina de lavar

Ok, ter uma área de serviço em casa realmente traz bastante conforto e praticidade. Mas, mesmo que você não conte com esse espaço, dá para colocar a criatividade para trabalhar: você pode colocar um armário grande para acomodar os produtos de limpeza e a máquina de lavar, por exemplo. Só vai precisar separar um espaço no banheiro - ou se tiver uma varanda, melhor ainda - para instalar o armário. O mais indicado é comprar um móvel planejado, que tenha o compartimento certo para o encaixe da máquina e, no mínimo, uma porta com prateleiras para organizar todos os produtos de limpeza. Viu como pode ficar lindo?

4 - Use cortinas ou portas para esconder

Se você não quer deixar a máquina à mostra por motivos de estética, a principal dica é colocar uma cortina ou porta de vidro fosco para escondê-la e, inclusive, protegê-la contra a poeira. Essa tática de usar uma cortina para esconder algo (ou separar ambientes) já é bem conhecida e faz bastante sucesso. Então, independente de onde a sua máquina esteja (seja no banheiro, varanda, em um armário ou até mesmo na cozinha), sempre dá para colocar um tecido bem bonito para proteger e dar um up na decoração.