A adega de madeira faz parte da lista de utensílios que são quase indispensáveis para quem gosta de vinhos. É ela que vai possibilitar o armazenamento correto das garrafas que você tem em casa, mas, além de simplesmente fazer isso, a sua adega de madeira também pode cooperar com a decoração da sala, do escritório ou de qualquer outro cômodo onde será colocada. Para te provar isso, o Paulo Biacchi mostrou, lá no canal Casa de Verdade, como você pode fazer alguns modelos de adegas super estilosas sem gastar muito.

1# Adega de madeira com estilo industrial

Adega de madeira: como fazer 4 modelos fáceis e modernos gastando bem pouco

Quem curte o estilo industrial sabe como é fácil conseguir elementos para uma decoração assim utilizando o DIY (ou do it yourself). Para fazer a adega de madeira que entra nessa onda, você vai precisar de uma chapa de madeira maciça bem grossa, canos e conexões de PVC de ¾ de polegada pintados de preto e alguns parafusos. Caso a madeira escolhida por você não seja naturalmente escura, o ideal é que você pinte para que ela combine mais com a tonalidade dos canos. No momento de prender os canos na madeira, faça um desenho com a profundidade mais larga em cima, para segurar o bojo da garrafa, e mais fina embaixo, para a base, para que elas fiquem inclinadas como na imagem acima. Certifique-se de que o espaço entre os dois suportes de PVC seja grande o suficiente para as suas garrafas. Para montar tudo, você vai precisar serrar os canos e colar com uma cola instantânea antes de parafusar.

2# Adega de madeira com couro

Adega de madeira: como fazer 4 modelos fáceis e modernos gastando bem pouco

Este modelo é ainda mais simples: você vai precisar da mesma chapa de madeira maciça tingida da adega anterior, duas tiras largas de couro e pregos. Basta utilizar um martelo para pregar as tiras de couro na base, como se fossem “alças”. Dessa forma, o espaço de dentro do couro vai ser do tamanho exato para segurar uma garrafa de vinho de um jeito estiloso.

3# Adega de madeira para a parede

Adega de madeira: como fazer 4 modelos fáceis e modernos gastando bem pouco

Quem está procurando uma adega de madeira que se encaixe num estilo de decoração mais moderninho e, ao mesmo tempo, rústico, pode se inspirar nesse modelo aqui, que brinca com o equilíbrio das garrafas e também é bem simples de fazer. Você vai precisar de uma chapa de madeira grossa e de uma furadeira com serra copo. Faça vários furos ao longo da madeira e prenda esta adega na parede. Na hora de organizar as garrafas, coloque uma para cada lado, buscando deixá-las equilibradas.

4# Adega de madeira com cavilhas

Adega de madeira: como fazer 4 modelos fáceis e modernos gastando bem pouco

Para uma adega de madeira que cause um impacto na decoração e no design do seu ambiente, a melhor escolha é este modelo com cavilhas de madeira. O efeito visual é causado pela repetição das cavilhas e você pode fazer esta adega do tamanho que quiser e precisar. Para fazer, você vai precisar de uma base de madeira - que pode ser um compensado - e das cavilhas. Fure o compensado utilizando uma furadeira com serra copo e, depois, encaixe e cole as hastes de madeira que vão servir de suporte para as garrafas de vinho.

Bônus: Adega modular de tijolo de concreto

Adega de madeira: como fazer 4 modelos fáceis e modernos gastando bem pouco

Os tijolos de concreto podem ser ressignificados e usados de diversas formas diferentes na decoração. Uma delas é como uma adega modular para as suas garrafas de vinho. Cada uma das aberturas do tijolo de concreto tem tamanho suficiente para duas garrafas. Você pode usar quantos tijolos quiser e precisar para montar a sua adega personalizada, pintando ou não as peças de concreto para combinar com a sua casa.