Tem gente que ama ter uma rotina de alimentação saudável, com dietas baseadas em muitas frutas, folhas, verduras e legumes. O melhor é quando a gente pode fazer uma horta caseira, plantando boa parte daquilo que vamos consumir sem usar agrotóxicos. Se você faz parte desse grupo mais natural, que ama ter um cantinho verde em casa, uma ideia ainda mais avançada pode ser apostar nas árvores frutíferas de pequeno porte. O Casa de Verdade separou uma lista com 7 delas que vão colorir o seu quintal e fornecer frutas super gostosas. Dá uma conferida!

1 - Pé de limão siciliano

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

Quando a vida te dá um limão (ao invés de preparar uma limonada assim, logo de cara), você pode cultivar um pé a partir da semente. É difícil encontrar alguém que não curta o azedinho dessa fruta: além de ser usada para fazer sucos, ela também funciona como ótimo tempero para carnes e saladas. O pé de limão siciliano, em especial, é um tipo de pequeno porte que não vai ocupar muito espaço no seu quintal. Você só precisa tomar alguns cuidados, porque ele requer algumas horas de sol por dia e, além disso, deve ser regado ao menos três vezes por semana. Ele costuma atingir a altura de um metro e meio, mas também pode crescer mais, dependendo de onde você for cultivá-lo.

2 - Árvore de acerola

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

Você pode cultivar uma muda de acerola em um vaso pequeno para não ocupar muito espaço no jardim. Assim como o pé de limão, ela também precisa de bastante sol e deve ser regada de três a quatro vezes por semana. Mas a principal vantagem de ter essa árvore no quintal é que ela vai render frutos pelo menos três vezes ao ano, então se prepara para fazer bastante geleia, suco e doces com ela durante um bom tempo.

3 - Romãzeira

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

A romã não está na lista das frutas mais populares que você vai encontrar, mas pode ter certeza que ela é das mais benéficas para a saúde! Mesmo que você não tenha um espacinho com grama para cultivá-la, não vai encontrar problemas para o plantio da romãzeira: ela se adapta super bem aos vasos e fica linda na varanda de casa. Além de fornecer os frutos, a árvore também produz flores vermelhas que se destacam no meio das folhagens.

4 - Jabuticabeira

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

Se você ama o sabor docinho da jabuticaba, vai gostar de saber que não é tão difícil ter um pé dessa fruta no quintal de casa. Só que, para não correr o risco de ela crescer demais no solo (algumas podem atingir até 10 metros de altura!), você precisa cultivá-la em um vaso de 50 centímetros de diâmetro. Assim, você limita o crescimento da muda, mas sem comprometer a produção das frutas. A jabuticabeira também é fanática por sol e pode morrer caso fique em um local com baixa luminosidade. Além disso, ela precisa ser regada diariamente, principalmente durante o verão.

5 - Amoreira

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

A amora é uma das frutas queridinhas para a produção de geleias, doces ou bolos e a amoreira, em especial, não é uma árvore muito difícil de cuidar. Você pode cultivá-la em um vaso na varanda ou diretamente no solo, mas a principal vantagem é que ela não precisa estar sempre em contato direto com o sol para o crescimento. Só é necessário regá-la com bastante frequência: o ideal é que você deixe a terra sempre bem úmida, principalmente nos dias mais quentes.

6 - Pé de laranja pera

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

A laranja é uma das principais fontes naturais de vitamina C que existem por aí e é por isso que a fruta é tão usada para fazer sucos antigripais e antioxidantes. O melhor é que a laranjeira ainda é uma das árvores mais fáceis de cuidar: ela gosta bastante da presença do sol, mas não se desenvolve bem em solos muito molhados. O que isso quer dizer? Que você não precisa ficar regando com muita frequência - o ideal é esperar a terra ficar seca para regá-la novamente. Para garantir que a árvore fique sempre bonita, você também deve usar ferramentas de jardim (como as tesouras) para tirar os galhos e folhagens secas.

7 - Pitangueira

7 árvores frutíferas de pequeno porte que você pode ter no seu quintal

A pitanga é uma das frutas brasileiras mais famosas que existem. Ela é nativa da Mata Atlântica e, por isso, gosta de um clima mais quente e úmido. Então, se você quer ter uma pitangueira no quintal de casa, a melhor dica é deixá-la em um local bem ensolarado, lembrando de colocar um pouco de água todos os dias. Geralmente, a árvore cresce até atingir dois metros de altura, mas você pode cultivá-la em um vaso pequeno e, assim, deixá-la mais baixa. E aí, já decidiu qual árvore frutífera vai decorar o seu quintal?