Se você acha que os rodapés são meros protetores da junção piso/parede, ainda não parou pra perceber todo o potencial estético que eles têm para a decoração. Eles são os responsáveis por dar o “toque final” às paredes, funcionam como uma espécie de moldura para o todo e você pode escolher entre opções de madeira, porcelanato, cerâmica ou PVC. Para te convencer de que essas peças realmente valem o investimento (e que transformam qualquer ambiente), o Casa de Verdade separou 5 fotos em que o poder mágico do rodapé é inquestionável. E se o seu fraco é mesmo uma boa oferta, lá vai a melhor dica: os rodapés da Gart estão com 20% de desconto hoje (04/09) - então não perca essa oportunidade de repaginar a casa.

1 - Rodapés contrastantes podem criar uma moldura incrível

5 imagens em que o rodapé fez toda a diferença

Repara só nessa sala de estar com papel de parede bordô: os rodapés foram aplicados (de forma bem inteligente, por sinal) para dar um toque delicado e também quebrar a sobriedade do revestimento. Neste caso, ainda tem outro diferencial interessante, que é a presença do rodateto na parte superior. As duas peças na cor branca formaram uma moldura incrível na parede e criaram um contraste super agradável com o tom bordô.

2 - Os rodapés com moldura se transformam em protagonistas

5 imagens em que o rodapé fez toda a diferença

Na maioria dos casos, o rodapé é uma pecinha discreta que serve apenas para dar acabamento à parede, mas existem alguns modelos que roubam o protagonismo decorativo para si. Eles vêm, geralmente, acompanhados de uma moldura que pode decorar até metade da parede - como essa que a gente vê aqui em cima. Usado dessa forma, o rodapé ganha um design moderno e fica simplesmente ma-ra-vi-lho-so na decoração. Uma boa dica é adquirir um modelo de madeira e, depois, pintar de uma cor que combine com a estética do cômodo. Na foto acima, por exemplo, o tom “cinza claro” harmonizou super bem com o papel de parede verde suave.

3 - Que tal um rodapé com o mesmo tom da parede?

5 imagens em que o rodapé fez toda a diferença

Para muitos, o valor estético do rodapé está exatamente no contraste que ele cria com o revestimento da parede (como vimos na primeira foto da lista, certo?). Mas se você quer inovar, uma boa dica é pintá-lo com a mesma cor da parede: assim, a moldura fica discreta e mais delicada. Na foto acima, o designer também utilizou um rodameio para dar um acabamento mais refinado. Essa pecinha é parecida com o rodapé, mas, como o nome já indica, é usada para decorar o meio da parede. Nesse caso, ela foi instalada estrategicamente na altura exata do sofá, o que serviu para proteger a parede contra impactos e até mesmo manchas (como aquela marca comum de contato com o móvel). A decoração pode - e deve - ser feita de forma inteligente.

4 - Você sempre pode recorrer ao rodapé branquinho básico

5 imagens em que o rodapé fez toda a diferença

Se tem um rodapé que nunca vai destoar da sua decoração, com certeza, é o modelo branco basiquinho. Não é à toa que ele é a escolha mais comum que há: combina com paredes de todas as cores, fica neutro, elegante e não chama atenção para si. Existem, inclusive, modelos menos espessos que ficam bem rentes à superfície (quase não dá para reparar na presença das peças). Como essa opção é mais simples, uma boa dica é inovar no formato: existem rodapés arredondados, com detalhes desenhados e designs bem rebuscados. Fica a dica!

5 - Quer inovar de verdade? Coloque molduras na parede

5 imagens em que o rodapé fez toda a diferença

Se investir apenas nos rodapés não é o suficiente para você, é possível ousar ainda mais e adquirir uma moldura de poliestireno para a parede toda (isso mesmo, ela vai decorar desde o piso até o teto). As molduras funcionam como artigos de decoração protagonistas: não há tinta ou papel de parede que consiga criar o mesmo efeito visual. Isso porque elas formam desenhos em alto relevo, dando um toque único ao seu espaço. Além dos rodapés da Gart, algumas molduras também estão em promoção, então aproveita toda essa inspiração!