Como escolher a ferramenta ideal para seu jardim


Saiba como escolher as ferramentas certas para cuidar de seu jardim


Não importa se seu canteiro é grande ou pequeno, para ter um belo jardim é importante preparar um solo bem nutritivo para receber suas plantas. Com as ferramentas certas, o trabalho fica muito mais fácil e o resultado, muito melhor.  

O primeiro passo para preparar o solo é retirar ervas daninhas, que prejudicam o cultivo. Para isso, você pode usar extrator de ervas daninhas ou escardilho. Para áreas impermeáveis como concreto e revestimento, utilize limpador de fugas.  

Em seguida, você precisará espalhar calcário ou adubo pelo canteiro. Para essa atividade, utiliza uma pá. Na sequência, para misturar os nutrientes, o sacho poderá ajudá-lo. Em jardins maiores, o rastelo ou o cultivador rotativo são as ferramentas indicadas para essa tarefa.  

E fique atento. Algumas ferramentas oferecem cabo prolongador - que facilitam o trabalho em áreas maiores – e o cabo pequeno, para áreas menores.

Para carpir o seu canteiro, utilize o sacho de duas pontas, usando primeiro o lado cortante e, depois, os dentes, para retirar o mato. Na hora de plantar, utilize a pazinha estreita para tirar a planta do vaso sem machucar o bulbo. Em seguida, lance mão do garfo para afofar a terra.

O transplantador articulado serve para o plantio de bulbos e mudas. Se precisar mudar a planta de lugar, use a pá estreita para soltá-la e a pá larga pra transportá-la.  

Independente do tamanho do seu jardim, essas ferramentas podem ser utilizadas para trabalhos domésticos ou profissionais.
Leia também