Uso correto de ar condicionado e chuveiro elétrico permite economia de energia

Feche as portas e as janelas para o uso do ar condicionado e mantenha o chuveiro na posição “verão”

Para evitar o desperdício dos recursos e reduzir os impactos ao meio ambiente, é preciso promover pequenas mudanças no dia a dia.

Ar condicionado

Cuide do seu ar condicionado

Quer exemplos? A manutenção periódica e o uso correto de alguns produtos ajudam na economia de energia – a começar pela utilização do ar condicionado. Responsável por até 5% da conta de luz (de acordo com a CPFL Energia, empresa do setor energético), o aparelho melhora sua eficiência quando as portas e as janelas permanecem fechadas. Assim, você evita a renovação do ar enquanto o aparelho está ligado e, consequentemente, exige menor esforço do produto para climatizar o cômodo.

Tenha o cuidado também de limpar os filtros do ar condicionado – a periodicidade varia de acordo com o uso, porém, a atividade pode ser feita semanal, quinzenal ou mensalmente. A limpeza eficaz retira qualquer sujeira que impede a circulação do ar. E lembre-se de desligar o equipamento sempre que sair do ambiente.

Chuveiro elétrico

Atenção redobrada com o chuveiro elétrico

Você sabia que é possível ter economia de energia com chuveiro elétrico? Isso, claro, se você optar por duchas rápidas, de até cinco minutos. Além de reduzir o consumo da água, a mudança também ajuda a economizar (e muito!) a luz. Isso porque o chuveiro é o responsável por até 35% do gasto de energia elétrica em uma casa, de acordo com informações da CPFL Energia.

Então, sempre que possível, coloque a chave seletora na posição verão, pois a redução do consumo pode chegar a 30%, se comparada ao modo inverno. Lembre-se também de realizar a limpeza dos orifícios da saída de água, uma vez que, com os canais desobstruídos, há uma melhora no desempenho do chuveiro. E não utilize resistências queimadas, pois, além de aumentarem o consumo, elas podem colocar sua segurança em risco.

Leia também