Evite vazamentos com manutenções simples

Gota de água

O desperdício de água impacta o meio ambiente e pesa no bolso no final do mês

Sabendo usar, não vai faltar. A máxima, propagada há anos, atualmente parece ecoar de maneira mais intensa na vida dos brasileiros. Em todo o Brasil, o desperdício registrado somente em 2013 seria o suficiente para abastecer toda a capital paulista por oito anos. Foram 6 bilhões de m³ de água esbanjada, de acordo com relatório da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

Para evitar esse cenário em casa e fazer sua parte diante de uma grave crise, é importante consertar qualquer vazamento de água em torneiras e descargas imediatamente. Quer ver um exemplo? Se uma torneira pingar por um dia inteiro, 46 litros de água são desperdiçados. Ao final do mês, esse número sobe para 1380 litros gastos sem nenhuma utilidade.

Portanto, é fundamental que você conheça os produtos de reparo para torneiras que ajudam a eliminar os vazamentos. O conserto pode ocorrer de duas formas: com a troca do vedante (borracha que fica na torneira), que varia de acordo com a bitola e o tipo de produto, ou, em casos mais graves, com a troca dos acessórios internos.

Reparos para caixas acopladas

Atenção para as descargas

Sejam as descargas de parede ou os modelos de caixas acopladas, muitas vezes os vazamentos são inevitáveis. Com os acessórios dos reparos para caixas acopladas e os acessórios para descargas de parede fica mais fácil acabar com esse problema.

Aqui na Leroy Merlin você encontra as principais marcas e modelos de válvulas com uma grande variedade de acessórios e reparos para manter o bom funcionamento da sua válvula, evitando o desperdício de água.

Leia também