Confira 7 dicas para economizar água na cozinha

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, é realmente preciso buscar formas mais eficazes de combater o desperdício hídrico. Nesse cenário, pequenas medidas dentro de casa já podem representar uma contribuição significativa para o planeta, além de causarem um grande impacto positivo no orçamento familiar.

Veja a seguir algumas práticas sustentáveis que ajudam a diminuir o consumo de água na sua cozinha e, consequentemente, minimizam os gastos durante o mês. Confira:

1. Instale arejadores na torneira

Ao instalar um simples arejador na torneira da sua cozinha é possível economizar até metade da água normalmente usada. E o melhor de tudo é que esse tipo de equipamento não compromete a eficiência e a beleza da torneira. Os arejadores introduzem bolhas de ar dentro do jato d’água, que, ao se misturarem, fazem o volume de água parece maior e os respingos diminuírem.

Assim, o desperdício também é controlado. Vale ressaltar que para fazer a instalação do arejador não é necessário chamar um especialista! O serviço pode ser feito de forma prática e rápida, bastando rosquear o equipamento no bico da torneira e pronto!

2. Prepare alimentos por outros métodos

Inclua no seu cardápio opções de alimentos que utilizem outras técnicas de cocção — a exemplo dos assados, grelhados e salteados. As frituras, porém, não são tão recomendadas, porque, apesar de economizarem água na hora do preparo, demandam mais água no momento da lavagem, além de trazerem danos para a saúde.

3. Cozinhe o macarrão com menos água

Guarde essa dica para a vida: não precisa encher totalmente a panela de água na hora de cozinhar o macarrão! Use apenas a quantidade necessária para cobrir a massa e se lembre de não deixar a água evaporar demais antes de introduzir o macarrão. Na verdade, o ponto ideal de aquecimento antecede a fervura completa, quando pequenas bolhas ainda estão começando a se formar.

Cozinha

4. Reaproveite a água do cozimento

Nada de jogar fora a água proveniente do cozimento dos legumes e carnes! Reaproveite esse caldo para preparar sopas, guisados e até mesmo incrementar o arroz de todo dia. Além de representar uma boa economia de recurso, essa medida adiciona sabor e nutrientes aos alimentos, unindo o útil ao agradável.

5. Procure sujar menos louças

Se quiser diminuir o desperdício de água em casa, adote medidas de economia como reservar um copo para cada morador usar por dia ou guardar os alimentos em potes de vidro. Assim, na hora de esquentar a refeição, é só levá-la ao micro-ondas, não precisando sujar panelas e vasilhas extras.

6. Use formas e utensílios de silicone

Substitua, sempre que possível, as formas e os utensílios convencionais por acessórios de silicone, que são super práticos, funcionais e normalmente dispensam uma lavagem mais minuciosa. Muitos desses utensílios, após sua utilização, podem ser limpos apenas com pano, um papel toalha ou até um guardanapo.

7. Otimize a lavagem das vasilhas

Separe as louças por categoria, remova os resíduos dos pratos usando um papel toalha e, só depois, inicie a lavagem. Enquanto ensaboa, mantenha a torneira bem fechadinha, só a abrindo no momento do enxágue. Esse hábito super simples já é uma ajuda e tanto!

Dica final: se sua torneira já não fecha direito, desperdiçando, pingo a pingo, litros e mais litros de água, talvez seja a hora de adquirir um modelo novo!

Leia também