Casa E: 1ª casa de Eficiência Energética no Brasil

Uma casa acessível, sustentável e capaz de oferecer inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar. Com essa proposta, a BASF, empresa líder no segmento químico, desenvolveu a Casa E, sua primeira casa de eficiência energética no Brasil visando o mercado de construção sustentável.

Casa E

A Leroy Merlin, alinhada com esses preceitos, deixa sua marca no projeto por meio da decoração assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans, que selecionou os elementos para compor ambientes como sala, banheiros e varanda gourmet. Todos os itens de decoração foram pensados para aqueles que primam por valores como sustentabilidade, conforto, segurança, design e praticidade, características igualmente exigidas mesmo em projetos mais tradicionais. Na Casa E, os produtos fornecidos e instalados pela Leroy Merlin, disponíveis em todas as lojas da rede, oferecem possibilidades de montagem e materiais que transformam qualquer ambiente, ainda que aplicados a uma proposta inovadora como essa. Localizada na Rua Vicente Rao, zona sul da capital paulista, a casa foi concebida em meio às construções locais para integrar o panorama da região enquanto modelo de moradia possível de ser multiplicada no mesmo formato. Inaugurada este ano, ela está aberta à visitação para quem desejar conferir de perto o projeto e seus elementos inovadores.

O investimento empreendido no projeto acompanha as expectativas do mundo atual e suas projeções para o futuro. Com a crescente urbanização, estima-se que em 2050 ao menos 75% da população total deva morar nas grandes cidades, o que impulsiona diretamente os setores da construção e de cuidados para o lar. Ao identificar essa tendência, a BASF aplicou à Casa E diferentes tecnologias que funcionarão como indicadores nos processos de inovação e sustentabilidade da empresa, beneficiando, assim, as próximas gerações. Como essa é a primeira casa ecoeficiente da BASF construída em clima tropical – as outras oito estão em países como Alemanha, França, México e Coreia do Sul –, foram necessárias adaptações das tecnologias voltadas para o processo de economia de energia e conforto térmico, já que em países frios ela é projetada para reter calor. O presidente da BASF para a América do Sul, Alfred Hackenberger, explica que as tecnologias disponíveis na Casa oferecem materiais de alta performance, proteção climática e eficiência energética - a redução no consumo de energia é de 70%. A economia se dá principalmente pelo isolamento térmico garantido pelo sistema construtivo da casa, composto por um painel de cerâmica estrutural, fundação de alvenaria e paredes, piso, laje e tijolos com placas de poliestireno expandido (ou simplesmente isopor).

Com a expertise da BASF, o tratamento químico de produtos para a construção ajuda na hidratação do cimento e diminui o uso de água e emissões de CO2. Os demais aspectos atendem perfeitamente ao mercado de construção sustentável: utilização de materiais mais duráveis e com alto índice de reaproveitamento, agilidade no processo de edificação, acessibilidade das moradias e, por consequência, na saúde e no bem estar dos residentes. Os conceitos aplicados pelo arquiteto Gustavo Calazans e a utilização dos produtos em conjunto também estão de acordo com a proposta sustentável do projeto.

As cores escolhidas para cada ambiente, por exemplo, têm importância funcional além de decorativa. Marcas como Suvinil e Glasurit, também pertencentes à BASF, são aplicadas tanto na parte interna quanto externa da casa, sendo a primeira antibactericida e a segunda resistente a intempéries, mofo e maresia.

Com a parceria, a Leroy Merlin reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em prol do meio ambiente e da sociedade. Programas já praticados, como o Construir e Sustentar Leroy Merlin, impulsionam o consumo consciente de produtos responsáveis e a aplicação dessas práticas na hora de construir, reformar ou decorar.

Outras campanhas beneficentes e ações de fomento a atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente e a construir um futuro melhor são exercidas constantemente por todas as lojas da rede.

Leia também