Casa reformada: antes e depois

Nesse lar em São Paulo, nunca faltou amor, mas há tempos a família precisava do aconchego que só uma reforma poderia trazer. A Leroy Merlin encarou o projeto, e o resultado ficou surpreendente.

Antes e depois da casa da Raquel

Reformar a única casa onde já morou era o grande sonho de Leonardo, de 6 anos. “Ele vivia me pedindo para ajeitarmos os cômodos, mas nunca sobrava tempo ou dinheiro para realizar a vontade dele”, conta a mãe, Raquel Oliveira, de 38. O imóvel fica no Jardim Prudência, zona sul de São Paulo, e tem espaço de sobra para a família, que conta ainda com mais uma integrante: Beatriz, de 16 anos.

Apesar da diferença de idade, os irmãos são muito amigos, o que ajuda no controle do dia a dia corrido de Raquel, que é empreendedora e trabalha promovendo festas infantis. “Cada um tem seu quarto, mas Leo adorava ficar no quarto da irmã e no meu. É um desafio, porque ele não dorme sozinho no quartinho dele”, explica a mãe.

Para estimular o pequeno a ficar no próprio quarto e deixar a casa mais aconchegante, moderna e funcional, a Leroy Merlin se juntou à arquiteta Stephanie Esposito, do Studio 19, e encarou uma reforma do teto ao chão.

Com a reestruturação, foram criados muitos espaços de convivência que refletem a personalidade de cada um. “A casa era escura e úmida, realmente precisava de uma reforma geral. A madeiraé um elemento bacana de usar nesses casos, porque traz a sensação de conforto. Não tem nada melhor do que estar no seu espaço e se sentir feliz. É o que mais me motiva”, conta Stephanie.

Com muita cor em todos os ambientes, a casa agora tem mesmo cara de lar. “Cada espaço tem um tom predominante e outras cores que combinam – sempre pensando no perfil da família. No quarto do Leo, por exemplo, usamos laranja, verde e azul, as cores preferidas dele”, completa a arquiteta. “Estou sem palavras com o resultado.Nunca pensei que minha casa poderia ficar assim. Hoje vejo que o jeito que ela era antes não combinava com a gente. Foi mais do que uma reforma da casa, foi uma reforma da vida!”, comemora Raquel.

Veja os detalhes da transformação de cada cômodo

Sala de estar da família

Antes e depois da sala

O ar descontraído agora dá o tom da sala de estar. Vermelho, cinza, turquesa e preto entraram em harmonia para criar um ambiente que atende todas as idades, o que era uma real necessidade da família. Diferentes tipos de madeira completam o visual e reforçam a ideia da mistura de materiais para dar textura, leveza e personalidade ao espaço.

Proteção contra umidade: nessa sala, o piso vinílico sobe até a metade da parede, criando uma barreira contra a umidade natural da casa. Além de útil, esse truque ainda garante um estilo único e uma maior sensação de aconchego, pois o padrão escolhido é amadeirado.


Sala de jantar e cozinha

Antes e depois da cozinha

Ter um espaço especial para as refeições em família facilita a rotina e favorece os momentos de convívio. É nessas horas que Beatriz e Leo contam à mãe como foi o dia na escola e combinam as tarefas do dia seguinte.

Deixando a geladeira com cara de nova: a geladeira ainda funciona perfeitamente, mas seu visual não está muito bacana? Uma boa solução é adesivá-la. Nesse projeto, o eletrodoméstico era branco, mas a moradora quis deixá-lo com a aparência de inox. O resultado fica incrível, não?


Quarto do Léo

Antes e depois do quarto do Léo

Um ambiente cheio de cor e espaço de sobra para armazenar brinquedos, desenhar e se divertir: assim ficou o cantinho do Leo, um menino de 6 anos com muita energia e vontade de aprender.

Dando cor à mesa branca: a mesa do quarto do Leonardo era branquinha, bem básica. Para estimulá-lo a gostar de estudar por lá, a arquiteta levou a pintura geométrica da parede para o móvel, criando uma brincadeira visual que dá a sensação de amplitude.


Quarto da Bia

Antes e depois do quarto da Bia

Beatriz é uma adolescente de 16 anos. Muito criativa,moderna e ligada no que rola no mundo da internet e redes sociais, sentia falta de um quarto que espelhasse sua personalidade. Agora ela tem o cantinho que sempre quis!

Que tal uma iluminação divertida?: como todo adolescente, Bia adora ficar no celular, especialmente na cama. Por isso, a arquiteta escolheu trocar a luminária por um cordão de luzes, apoiado na cabeceira de paletes. Ele cria um efeito único na decoração do ambiente, com uma iluminação suave, perfeita para relaxar e bater papo com as amigas pelo telefone.


Quarto da Raquel

Antes e depois do quarto da Raquel

Seguindo a tendência Greenery – cor do ano eleita pela Pantone, que remete à natureza e toda sua renovação e energia –, o quarto de Raquel ficou mais elegante e aconchegante do que nunca. Afinal, ela merece!

Araras e prateleiras à mostra: E se o guarda-roupa desse lugar a araras e prateleiras à mostra? Sim, sem portas mesmo. Essa foi a ideia da arquiteta para os quartos da casa, seguindo um moderno conceito de closet aberto. Se antes não havia armário para Raquel, agora o que não falta é lugar para acomodar calças, blusas e sapatos de forma organizada e prática.


Banheiro

Antes e depois do banheiro

Aqui a monotonia dos azulejos brancos deu lugar a revestimentos coloridos, transformando o ambiente em um lugar muito mais agradável, personalizado e funcional, perfeito para a família.

Ampliando o ambiente com prateleiras: Se o seu banheiro é bem pequeno, como o dessa família, sabe que qualquer nova área para guardar produtos de higiene é bem-vinda. Uma saída usada aqui foi instalar diversas prateleiras na parede oposta ao box. Por serem pouco profundas, não atrapalham a circulação e garantem um bom espaço extra.


Inspire-se com o antes e depois

  • Sala de estar
  • Sala de jantar
  • Quarto do Léo
  • Quarto da Bia
  • Quarto da Raquel
  • Banheiro

Antes e depois sala de estar

Antes e depois sala de jantar

Antes e depois do quarto do Léo

Antes e depois quarto da Bia

Antes e depois do quarto da Raquel

Antes e depois do banheiro

Leia também