A cozinha planejada é a melhor opção de mobília para ambientes grandes e pequenos

Apostar em móveis de cozinha planejada na sua casa é uma das melhores formas de decorar o ambiente de maneira funcional e personalizada, exatamente do jeito que você deseja. O profissional responsável pela confecção das suas peças vai fazer tudo de acordo com o seu espaço, aproveitando todos os cantinhos do cômodo da melhor forma possível. Isso é incrível para quem tem um ambiente grande à disposição, mas se engana quem pensa que uma cozinha planejada pequena não pode ficar boa o suficiente para o seu dia a dia.

O raciocínio correto é justamente o contrário: colocar móveis planejados numa cozinha pequena pode ser tudo o que você precisa para que o pouco espaço disponível seja aproveitado da melhor forma. Dificilmente isso vai acontecer com os móveis que já são comprados prontos e não foram desenvolvidos especialmente para as exatas dimensões da sua cozinha. Junto de um profissional especializado, você pode ter um armário estreito para temperos entre o fogão e a pia, melhores divisões me paneleiros e gabinetes e, inclusive, o armário que fica embaixo da pia bem dividido e funcional.

Nesta região da cozinha, fique atento: o ideal é instalar prateleiras de vidro ou de madeira impermeabilizada. Assim, caso haja algum vazamento na pia de cozinha ou problema com a torneira, as suas prateleiras não serão afetadas, permanecendo intactas. Isso tudo sem contar com o espaço pré determinado para um forno embutido, o cooktop e os cantinhos para o encaixe da geladeira e do micro-ondas.

A cozinha americana planejada é um ótimo elemento para integrar os ambientes

A cozinha americana, geralmente, faz parte de projetos de decoração práticos e funcionais. Ela tem como a principal marca a integração entre a sala e a cozinha — dois ambientes que, geralmente, são divididos apenas por uma mureta que, em muitos projetos, é adaptada e utilizada como bancada. Por serem, basicamente, o mesmo cômodo, é essencial que haja integração entre a sala e a cozinha: e é aí que os móveis planejados entram. Uma das principais maneiras de conseguir essa sensação é apostando numa mesma paleta de cores para os dois cômodos. Que tal aplicá-la às portas dos armários?

Geralmente, os móveis de cozinha que são vendidos prontos caminham entre as cores mais neutras, como branco, bege, marrom e preto. Se a sua sala variar entre tons de cinza com azul, por exemplo, acaba sendo mais simples conseguir a integração necessária entre os cômodos com a cozinha planejada, que pode, facilmente, ter a mesma cor do seu sofá, tapete ou cortinas. Uma outra forma de conseguir essa sensação de ambiente único mesmo com a divisão pode ser colocada em prática caso a construção tenha uma parede que se divide nos dois cômodos. Basta apostar na aplicação do mesmo modelo de revestimento para parede nela de ponta a ponta. O tijolinho branco — também conhecido como metro white —, por exemplo, funciona bastante tanto na sala quanto na cozinha, que é uma ótima aposta para deixar a cozinha integrada com a sala.